‘Homem com H’: trajetória de Ney Matogrosso por Genilson Coutinho
*Por Genilson Coutinho
Na quinta-feira (1°) estreou nacionalmente o filme Homem Com H, um raio X da vida e da arte de um dos maiores ícones da música brasileira – o cantor Ney Matogrosso. Após as quase duas horas de exibição do filme, confesso que saí com duas sensações: uma, da nostalgia de uma época que não vivi, e outra, de muito orgulho de viver na mesma época deste grande artista chamado Ney de Souza Pereira, mas conhecido por todos como Ney Matogrosso.
O diretor Esmir Filho consegue nos prender de uma forma tão intensa, que temos a sensação de estarmos dentro do filme a cada cena, e isso é tão avassalador, que ficamos em silêncio diante da brilhante interpretação de Jesuíta Barbosa. O ator traz um Ney tão real, que, para nós que não conhecíamos Ney no início da sua carreira, acreditamos que alí é ele, ou seja, o próprio artista em pessoa.
Seja no palco, nas cenas mais quentes, que parecem um balé celebrando o amor, tudo é mágico.
Uma das cenas que nos prende é quando o diretor, brilhantemente, faz uma montagem fantástica entre uma performance, com outra cena de sexo.
Não vi excesso nas cenas de amor, tão “apelativas”, como estão dizendo, mas infelizmente ainda é difícil para as pessoas enxergarem que o amor existe, e que pode sim vir acompanhado de um sexo gostoso. Eu poderia fazer vários recortes de diversos olhares, mas a plasticidade do filme é tão potente que nem sei por onde começar.
Para quem irá ao cinema assistir ao filme, sem dúvida fará um silêncio profundo na cena em que Cazuza aparece, e ele está na fase da AIDS. Com certeza você sairá da sessão com saudades dele, e com muito orgulho de Ney com seu grande amor, que nos dá uma lição sobre o que é amor, cumplicidade e companheirismo. Lembrando da tradicional frase: “prometo te amar na saúde, na doença, na alegria e na tristeza”.
O filme é muito lindo e com uma edição fabulosa. E o final já é um convite para nós, soteropolitanos, que teremos um encontro em agosto com Ney, na Concha Acústica. Aproveite e corra para a Rede UCI ORIENT , e confira essa película!
*Genilson Coutinho é Embaixador do UCI ORIENT Shopping da Bahia e apaixonado por cinema
