Curta-metragem documental sobre a multiartista trans alagoana foi selecionado para festival em Toronto Canadá
O curta-metragem documental “Alice”, dirigido pelo cineasta brasileiro Gabriel Novis, foi selecionado para o Festival Hot Docs, que acontece em Toronto, Canadá, entre os dias 24 de abril e 4 de maio. Um dos mais importante festivais de documentários do mundo, o Hot Docs é um dos caminhos para indicações ao Oscar na categoria.
O documentário retrata a história de Alice, multiartista trans alagoana e amiga de infância do diretor, e sua jornada de retorno surfe como uma forma de lidar com o luto pela morte do pai. A narrativa, contada sob a perspectiva da própria protagonista, revela suas vivências em locais marcantes de sua juventude em Alagoas, enquanto questiona a elitização, a misoginia e a transfobia presentes na comunidade surfista.
“Eu tinha muitas coisas guardadas dentro de mim e o filme surgiu como uma oportunidade de compartilhá-las com o mundo. Espero que ele promova o diálogo sobre temas que são muito necessários e ajude outras pessoas a encontrar o seu caminho”, explica Alice.
Gabriel Novis, finalista do Young Guns 2022 e reconhecido por seus trabalhos com grandes marcas como Nike, Adidas, Disney e Louis Vuitton, decidiu fazer o filme movido por um incômodo pessoal. Como surfista e ex-fotógrafo de revistas renomadas do segmento, ele testemunhou a falta de aceitação e o preconceito no meio. “Alice é uma voz poderosa, que levanta um debate importante para a comunidade do surfe. Coube a mim apenas abrir as portas desse universo para que ela contasse sua própria história”, afirma o diretor.
Com uma abordagem cinematográfica marcada por imagens ricas e sensíveis, Novis constrói um retrato íntimo e poético, reforçando seu estilo de direção que mistura aventura, descoberta e humanidade. O filme promove um debate urgente sobre diversidade e inclusão no surfe, enquanto celebra a resiliência e a arte de Alice.
“Alice” é mais um projeto da aclamada produtora MyMama Entertainment, responsável por obras como “Medusa”, Quinzena dos Realizadores em Cannes, “Amarela”, indicada à Palma de Ouro de Melhor Curta-Metragem, e “Vitória”, um Original Globoplay, coproduzido com a Conspiração Filmes e distribuído pela Sony Pictures, que traz Fernanda Montenegro em seus 95 anos como protagonista em uma atuação potente e aclamada pela crítica.
Sobre a MyMama Entertainment
Duas vezes VENCEDORA DO EMMY INTERNACIONAL, com “HACK THE CITY” e “NOSSO SANGUE, NOSSO CORPO”, a MYMAMA ENTERTAINMENT é uma produtora audiovisual que mantém o seu foco em filmes e séries de alta qualidade autoral e amplo interesse do público. À frente da empresa estão as sócias e produtoras GABRIELLE AUAD e MAYRA FAOUR AUAD.
Os filmes da MYMAMA ENTERTAINMENT já ganharam prêmios em grandes festivais de cinema, como Festival de Cinema de Cannes, TIFF, Festival de Sundance, Festival Internacional de Cinema de Locarno, Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, SXSW, Berlinale, Festival Internacional de Cinema de Veneza, Festival Int’l do Rio, Mostra de São Paulo, entre outros.
Entre seus lançamentos mais recentes estão o filme “AMARELA”, dirigido por André Hayato Saito, indicado à Palma de Ouro na Competição Oficial de Curtas do 77º FESTIVAL DE CANNES e os longas “MEDUSA”, que estreou na Quinzena dos Cineastas no 74ª FESTIVAL DE CANNES, “FOGARÉU” – Prêmio do Público na 72ª BERLINALE Mostra Panorama e “LOS DE ABAJO” – 32º FESTIVAL DE BIARRITZ – shortlist do GOYA’s AWARDS e Prêmios Platino. Entre outros projetos, a MYMAMA lançou a série “BEAT DIÁSPORA” em coprodução com KondZilla e YouTube Originals, a série documental “ADRIANO IMPERADOR” para a ViacomCBS/Paramount+ e o documentário “ODILON, RÉU DE SI MESMO” (HBOMAX).
Em 2024, lançará o próximo filme do aclamado diretor Andrucha Waddington, “VITÓRIA”, em coprodução com Conspiração e Globoplay, estrelado pela atriz indicada ao Oscar Fernanda Montenegro (“Central do Brasil”, de Walter Salles e “A Vida Invisível”, de Karim Ainouz).
O projeto “CRISÂNTEMO AMARELO”, primeiro projeto de longa-metragem autoral de André Hayato Saito, foi selecionado para o TORINO FEATURELAB 2024.