Apae Salvador participa do maior festival artístico do Brasil para pessoas com deficiência
Evento acontece no Rio de Janeiro até sexta (13). Delegação de Salvador conta com 40 artistas, entre dançarinos, músicos e artistas visuais
Quarenta artistas, entre dançarinos, músicos e artistas visuais, que são integrantes da Apae Salvador, participam até sexta-feira (13) do XII Festival Nacional Nossa Arte – maior evento artístico do Brasil voltado para pessoas com deficiência, no Rio de Janeiro. Realizado desde 1995, o evento é promovido pela Apae Brasil, a cada três anos, sendo uma mostra de caráter não competitivo, com o objetivo de reconhecer e valorizar as habilidades e o potencial criativo e intelectual das pessoas com deficiência. Todas as atividades serão gratuitas e de classificação livre para todos os públicos.
As apresentações de dança, teatro e música acontecem em três palcos, além de exposição de obras de literatura e de artes visuais. Todos os trabalhos são desenvolvidos por pessoas com deficiência das Apaes de todo o Brasil, promovendo a socialização de experiências em caráter de inclusão social e contribuindo efetivamente para a conscientização de que a pessoa com deficiência avança em seu processo de autorrealização mediante a expressão artística.
Os artistas da Banda Opaxorô, da Apae Salvador, apresentaram na última terça-feira (10) o espetáculo de música Um Samba para Curar, com direção do educador social Juca Bahiense. Até quinta-feira, serão exibidos os espetáculos de dança A Terra que Povoa, Corpo Ancestral e Dança Coletiva, com a direção da educadora Social, Marcia Rogeria, e apresentação da Opaxorô Cia de Dança, além da exposição da tela o Casarão, obra coletiva desenvolvida no Ateliê de Artes Visuais de São Joaquim. Na sexta-feira, o evento terá encerramento com a performance de rua, Morada de Barro, em Copacabana, em frente à estátua Ayrton Senna, com o solo dos dançarinos Nádia Reis e Lucas Vieira.
A ação é realizada no Expo Mag, em parceria com a Federação das Apaes do Estado do Rio de Janeiro (Feapaes-RJ), a Apae do Rio de Janeiro e parceiros. O presidente da associação nacional, Jorge Feldner, a vice-presidente da Apae Salvador, Cláudia Rego, e a superintendente da instituição na capital baiana, Ângela Ventura, estiveram presentes. O nome “Festival Nossa Arte” está em processo de registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).