Artista LGBTQIAPN+ do sertão baiano, Guigga está na adaptação de Torto Arado para o teatro
Cantor, compositor e ator baiano, Guigga é um dos nomes que está no elenco da adaptação teatral de Torto Arado, livro multipremiado escrito por Itamar Vieira Junior. No musical, que estreou em setembro com ingressos esgotados – e lançou novas datas para outubro – e está em cartaz no Teatro Sesc Casa do Comércio, em Salvador, o artista da cidade de Maracás, no sertão baiano, interpreta Severo, personagem que é companheiro da protagonista Bibiana, interpretada por Larissa Luz. Ele foi selecionado em uma audição que contou com mais de 100 artistas.
“Eu me sinto presenteado pelos encantados com a oportunidade de participar desta grande e importante produção da Bahia, junto a tantos artistas grandiosos. As histórias de Torto Arado se confundem também com as minhas e as do meu povo. O sentimento é da alegria de quem tem o umbigo enterrado no chão onde nasceu e foi criado”, celebra Guigga.
O musical tem direção geral de Elísio Lopes Júnior, que também assina a dramaturgia ao lado de Aldri Anunciação e Fábio Espírito Santo. A direção de movimento é do coreógrafo Zebrinha, direção musical de Jarbas Bittencourt e coordenação geral de Fernanda Bezerra. “Torto Arado – O Musical” é um projeto apresentado pelo Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Nubank. Patrocínio: Nubank. Produtora associada: Melanina Acentuada. Realização: Maré Produções Culturais, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Sobre Guigga
Além do trabalho como ator, Guigga segue com projetos musicais. Ele integra o coletivo Outras Vozes, que reúne uma série de cantores da nova cena da música brasileira na Bahia, além de ser o vocalista da Banda Cajá, que celebra a musicalidade das festas populares baianas e entra em cartaz a partir do dia 24 de setembro para uma temporada na Casa da Mãe, no Rio Vermelho, até o final de outubro, sempre às terças, às 21h.
Em maio e junho deste ano, ao lado de Ana Barroso, ele fez uma temporada de sucesso do show “Fuá”, em Salvador, que celebrou a cultura e a música junina com edições lotadas. Em julho, um show especial reuniu Guigga e os cantores Moreno Veloso, Mãeana e Luíza Britto durante a solenidade de outorga de Título de Doutor Honoris Causa ao cantor e compositor baiano Gilberto Gil, pela Universidade Regional do Cariri (URCA). “Fogo Eterno” foi montado especialmente para a ocasião, apresentado no Terreiro das Artes do Centro Cultural do Cariri.