Fundação Palmares recebe exposição itinerante “Caminhos do norte: trilha para a promoção da saúde e prevenção combinada do HIV/Aids”

Genilson Coutinho,
02/10/2024 | 20h10

A mostra é composta por um banner, cinco totens e um webdocumentário. Dirigido por Matteo Teruya, o curta é fruto do projeto Ação de Mulheres pela Equidade (AME), e retrata o cotidiano da comunidade quilombola de Boca da Mata, na Ilha do Marajó, estado do Pará.

A inovadora iniciativa visa empoderar os quilombolas em relação aos cuidados com a saúde e à prevenção combinada do HIV/Aids, abordando questões de saúde pública com uma perspectiva integrada de raça, gênero e especificidades culturais da comunidade.

Exibido pela primeira no auditório da Representação da União Europeia no Brasil, em agosto último, o documentário registra as ações comunitárias impulsionadas pela AME desde 2016, com apoio da UNAIDS Brasil e do Ministério da Saúde.

Não perca a oportunidade de se engajar em discussões essenciais sobre saúde pública e direitos humanos, e entrar em contato com as realidades e desafios enfrentados pelas comunidades quilombolas!

O documentário pode ser acessado pelo link https://youtu.be/iH8ggQMa9Uk.

Ficha Técnica

O quê: Mostra cinematográfica itinerante.

Onde: Espaço Mário Gusmão da Casa da Cultura Afro-brasileira da Fundação Cultural Palmares

Quando: 1º de outubro a 03 de novembro de 2024

Horário: de segunda a sexta, de 9 a 17hs

Endereço: Setor de Autarquias Sul – Quadra 2 – Asa Sul – Brasilia/DF