Notícias

Teatro

Ação que coloca corpo humano como centro do debate patrimonial é dirigida por baiano em São Paulo

Genilson Coutinho,
16/08/2024 | 10h08
Foto: Marcelo S. Brito

 O que, da cidade, ficou no seu corpo? Quais memórias de cidade você alimenta? Qual a sua cidade? Qual a sua relação com a cidade? Quais sentimentos a cidade desperta em ti? Você é capaz de lutar por sua cidade? Você defende a cidade que te habita?

Partindo dessas questões para chegar a outras, 6 artistas com experiências diferentes, mas com a cidade de São Paulo como ponto de ligação entre eles, se colocaram em estado de relação criativa com o centro da cidade, com o intuito de refletirem as dores e as delícias de fazerem parte do cotidiano dessa metrópole. Rafael Rudolf (ver e ser visto através da exposição do corpo e seu erotismo coletivo), Bianca Santos (a essência e aparência de corpos que se transformam aos olhos dos outros), Vanessa Carvalho (quem se apropria da cidade e a carrega consigo e projeta o futuro), Pedro Stempniewski (a respiração de quem se alimenta da cidade e se nutre dela) e os baianos Vagner Cruz (o tempo cíclico de corpos que rastejam por uma cidade melhor) e Preta Kiran (o caminho de liberdade de expressão no espaço público) compõem o elenco de criadores que, durante um mês, participaram do processo criativo. 

O lugar escolhido para abrigar essa experiência artística é o Largo do Arouche. O objetivo foi colocar o pensamento crítico e criativo desses/dessas seis artistas em movimento para que, coletivamente, se encontrassem com a cidade e desse encontro dividirem com o público uma obra coletiva de cidade.

Coordenada pelo diretor e pesquisador Marcelo Sousa Brito que valorizou a experiência de cada participante, tanto no que tange a experiência individual de cidade como também o repertório artístico de cada um/uma. A obra faz parte da programação da 10 Jornada do Patrimônio, uma realização da Prefeitura Municipal de São Paulo. 

Assim, DiverCIDADE é uma obra imersiva a partir de elementos visuais e afetivos que será realizada em diversos pontos do Arouche, relacionando arte e memória, para abordar a importância de patrimônios materiais e imateriais da cidade de São Paulo, tendo como base corpos dissidentes que vivem essa cidade através de suas experiências de vida e de suas produções artísticas.

Elenco: 

Preta Kiran

Bianca Santos

Vanessa Carvalho

Vagner Cruz

Rafael Rudolf

Pedro Stempniewski

Onde: Largo do Arouche

Dia 17/08

Das 16h às 18h

Direção artística: Marcelo Sousa Brito 

Fotos: Marcelo Sousa Brito