Cinema

No Circuito

Televisão

SescTV exibe documentário sobre a primeira transexual das Forças Armadas brasileiras no Dia do Orgulho LGBTQIAPN+

Genilson Coutinho,
14/06/2024 | 23h06
Foto: Divulgação

Maria Luiza da Silva é a primeira transexual da história das Forças Armadas brasileiras que, após 22 anos de trabalho como militar, foi aposentada por invalidez. O filme Maria Luiza, com direção de Marcelo Díaz, investiga as motivações para impedi-la de vestir o uniforme feminino e sua trajetória de afirmação como mulher trans, militar e católica.

O documentário será exibido pelo SescTV no Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, 28 de junho, às 22h. 

Sobre o filme 

Diferente da personalidade mais comum de pessoas trans na mídia, Maria Luiza é recatada, tímida e observadora. Formal em sua aparência e no trato. Católica, assídua frequentadora da missa. É fã de automobilismo e cuida de seu carro como cuidava dos aviões da FAB (Força Aérea Brasileira). 

O filme aborda seus conflitos, desilusões e conquistas e investiga: Qual a diferença na sua capacidade profissional antes e depois da transição? O que a tornaria incapaz para o serviço militar? Que riscos sua permanência na FAB traria? De que forma a decisão militar de retirá-la da ativa é consequência da sociedade? 

Arquivos da personagem norteiam a imersão em sua subjetividade, com seus desenhos, pinturas e fotos. Os meios militar, transexual e jurídico são parte da história a partir de registros, encontros e uso de material de arquivo. A obra apresenta denúncia de violação de direitos humanos com o caso de Maria Luiza e convida à reflexão sobre a liberdade de sermos quem somos.

Gabriel Graça, psiquiatra, professor e transgênero, relata experiências semelhantes às de Maria Luiza em sua transição. Como docente, diz que o acolhimento por parte de seus alunos foi repleto de carinho e entendimento. Gabriel afirma: “Quando alguém faz redesignação de gênero, está desdizendo o que a sociedade diz que você é e, de alguma forma, desafiando isso. Falando de transformação, de libertação”.

O filme conta, ainda, com depoimentos do Brigadeiro Gabriel, ex-diretor do Hospital da Força Aérea de Brasília; Dr. Serrano, endocrinologista e ex-militar, que prescreveu hormônios para Maria Luiza; Sandra Studart, ex-psicóloga de Maria Luiza; Diáulas Ribeiro, ex-promotor; Max Telesca, advogado de Maria Luiza; Maria de Fátima, sua irmã; Jackeline de Jesus, estudante de psicologia; e Lilia Simone, ex-juíza que autorizou a mudança de gênero no registro civil de Maria Luiza.

Ficha técnica

PRODUÇÃO: DIAZUL DE CINEMA

DIREÇÃO: Marcelo Díaz

ELENCO PRINCIPAL: Maria Luiza da Silva

Serviço

O documentário estreia no Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, 28 de Junho, às 22h.

Duração: 1’19’’

Classificação indicativa: Livre

Disponível sob demanda em sesctv.org.br/doc

Sobre o SescTV

O SescTV é o canal cultural do Sesc São Paulo que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o país. Distribuído gratuitamente para mais de 60 operadoras de TV por assinatura e plataformas de streaming em todo o Brasil, sua grade é composta por espetáculos, documentários, filmes, curtas e entrevistas que tratam de temas como arquitetura, literatura, filosofia, teatro, política, sociedade, ética e cotidiano. 

No acervo do canal, que passa dos 10.000 títulos, estão produções próprias e licenciamentos que são distribuídos ao longo da programação para criar uma experiência enriquecedora para o telespectador em todos os horários.Além da programação ao vivo, o site do SescTV oferece uma seleção de produções originais brasileiras e estrangeiras que podem ser assistidas na íntegra, gratuitamente e sem necessidade de cadastro em sesctv.org.br.

Para assistir o SescTV:

Consulte as operadoras e serviços de streaming sobre a disponibilidade do canal.

Assista online em sesctv.org.br

Nas redes sociais: @SescTV