Maranhão e Espírito Santo vão implantar programa de promoção de trabalho digno, educação e geração de renda para pessoas LGBTQIA+

Genilson Coutinho,
11/06/2024 | 18h06
Foto: Divulgação

Ministro Silvio Almeida vai aos estados, nesta semana, para firmar parcerias para execução do projeto-piloto do Empodera+, do Governo Federal, e para visitar casas de acolhimento beneficiadas pelo Acolher+. Agendas serão abertas à participação da imprensa

Dias 13 e 14 de junho, a equipe do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) vai a São Luís (MA) e a Vitória (ES) para inaugurar as bases de implementação de uma política pública capaz de fomentar autonomia econômica e financeira de pessoas LGBTQIA+. A comitiva será liderada pelo ministro Silvio Almeida, que será acompanhado pela secretária Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat.

Nas agendas, o titular da pasta realizará a assinatura simbólica dos Acordos de Cooperação Técnica com os governos do Maranhão e do Espírito Santo para execução do projeto-piloto do Empodera+, programa do Governo Federal destinado a apoiar a formação, qualificação e inserção e permanência, no mercado de trabalho, de pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa prevê a concessão de bolsas e ajuda de custo.

Além disso, a comitiva dos Direitos Humanos também visitará, nos estados, casas de acolhimento de pessoas LGBQIA+ beneficiadas pelo programa Acolher+, que destinou recursos para o fortalecimento de 12 organizações selecionadas em todo o país, pelo projeto de atendimento ao público LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, com vínculos familiares rompidos ou na iminência de seu rompimento. A previsão é que o ministro Silvio Almeida conheça as instalações da Casa FloreSer, no Maranhão, e do Grupo Gold – Orgulho, Liberdade e Dignidade, no Espírito Santo.