CAIXA Cultural Salvador apresenta exposição que contempla o 2 de julho dentro do circuito expositivo
Em cartaz na CAIXA Cultural Salvador de 20 de setembro a 26 de novembro a exposição ‘Mamáfrica – Ancestralidades africanas no Brasil e em Cuba’ é uma mostra reúne 80 obras produzidas por artistas cubanos e brasileiros.
O público terá a oportunidade de apreciar as obras de arte de Clodoaldo Turcato, que é mais conhecido pelo nome artístico CODO. Nessa exposição, o artista direciona seu olhar para aspectos importantes do 2 de Julho na história do Brasil, prestando homenagem a 10 figuras históricas que desempenharam um papel fundamental na luta pela independência do país. Destaca-se, em especial, a presença de Bernadete Pacífico, líder quilombola baiana que infelizmente foi brutalmente assassinada este ano. Ela é apresentada na exposição ao lado de personalidades como Maria Quitéria, Joana Angélica, Maria Filipa e outras que também desempenharam um papel importante no dia 2 de julho.
A realização é Instituto Alvorada Brasil, Barthô Naïf e Casa Hum, com patrocínio da CAIXA e Governo Federal.
A curadoria é assinada porOscar D’Ambrósio, Odécio Visintin Rossafa Garcia, Humberto Macêdo e Shirlene Pérola Negra, que selecionaram cuidadosamente as obras para oferecer uma experiência artística única aos visitantes.
SERVIÇO
O quê: ‘Mamáfrica – Ancestralidades africanas no Brasil e em Cuba’
Onde: CAIXA Cultural, na Rua Carlos Gomes, nº 57 – Centro
Quando: De 20 de setembro a 26 de novembro de 2023.
Visitação: Terça a Domingo, das 9h às 17h30
Realização: Instituto Alvorada Brasil, Barthô Naïf e Casa Hum
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Programação: www.caixa.gov.br/caixacultural
