Keila Simpson é a primeira travesti a receber o título de Cidadã Soteropolitana
A noite da última segunda-feira (20) foi marcada pela emoção e reconhecimento, durante a cerimônia de entrega do título de Cidadã Soteropolitana à Keila Simpson, Presidenta da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), ativista maranhense, que vive a atua em Salvador há mais 30 anos.
A mais importante honraria concedida pela Câmara Municipal de Salvador, o título de Cidadã Soteropolitana foi entregue pela primeira vez à Keila Simpson, no Plenário Cosme de Farias, em uma noite de celebração, e com a presença de ativistas, autoridades, familiares e amigos.
Bastante emocionada, a mais nova cidadã soteropolitana usou a Plenária da Câmara para agradecer e pedir a inclusão de mais pessoas trans em outros espaços, e ressaltou a importância da homenagem.
“Ainda estou me recuperando dessa emoção, e tenho muita gratidão por viver cada momento deste encontro com todos vocês que estão aqui, e fora daqui comigo. Estou feliz demais e quero que outras pessoas travestis e transexuais também estejam neste lugar. Essa cidade me acolheu e hoje celebro e agardeço por ser parte dela, e o mais importante, poder mudar a história dessa casa com esse título, pela primeira vez entregue a uma travesti. Não sou mulher sou travesti, e quero morrer travesti e desejo que seja escrito no meu túmulo “aqui jaz uma travisti”, discursou Simpson.
A aprovação da honraria, para a primeira mulher trans é um marco histórico que foi celebrada com orgulho pela Mandata Coletiva Pretas Por Salvador, responsável pela indicação do título.
Além da horaria à Keila Simpson, ativistas foram agraciados com o prêmio Xica Manicongo.