Gastronomia

No Circuito

Ouça este post.

Salvador recebe maior feira da agricultura familiar do país nesse mês de dezembro

Genilson Coutinho,
14/12/2022 | 13h12
Foto: Genilson Coutnho

A agricultura familiar da Bahia continua fazendo história no país com a realização da maior feira do Brasil, que traz para a capital baiana a diversidade da produção de agricultores e agricultoras familiares do estado. Trata-se da 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece no período de 14 a 18 de dezembro de 2022, no Parque Costa Azul, na Orla Marítima de Salvador.

Durante os cinco dias do evento, estarão disponíveis 2.293 produtos de qualidade, produzidos com respeito ao meio ambiente, por 209 empreendimentos da agricultura familiar, de todas as regiões da Bahia. São produtos carregados de histórias das famílias que trabalham para alimentar baianos e baianas. 

Tem espaço para inovação e criatividade no beneficiamento de produtos únicos, como as pastas de castanha-de-caju; as cervejas de cacau, licuri, umbu e maracujá da Caatinga; chocolates de origem; cafés especiais; mel com pedaços de favo; flocão de milho não-transgênico; e muito mais. Como nas edições anteriores, serão lançados novos produtos, a exemplo do pão de queijo, produzido em Várzea Nova, e a cerveja de Mel de Cacau, de Ilhéus, entre outros.

Os visitantes poderão desfrutar de uma Praça Gastronômica, onde poderão experimentar diversos sabores tradicionais da Bahia, e com uma grade de shows, com música de qualidade para animar as noites da Feira, além de um telão para acompanhar a Final da Copa do Mundo 2022.

Repetindo o sucesso de 2021, a 13ª Feira mantém também espaços como a licuriteria, umbuteria, cachaçaria, cafeteria e chocolateria, para reforçar a qualidade e variedade desses produtos tão presentes na cultura baiana.

Para valorizar a diversidade dos povos e comunidades tradicionais, o evento contará com uma Tenda que vai reunir peças de artesanatos de comunidades indígenas e quilombolas da Bahia.

Praça Gastronômica

Sabores tradicionais de diferentes regiões do estado poderão ser degustados pelos visitantes na Praça Gastronômica da 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. São opções de almoço, jantar e happy hour. No Restaurante Copirecê, o público vai se deliciar com pratos típicos do território de Irecê, a exemplo do Bode Assado ou Ensopado com Cuscuz e Mingau de Milho, que fizeram sucesso em edições passadas. Os produtos derivados de milho da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê) são 100% natural, zero sódio, sem glúten e não-transgênicos.

Já o Festival de Moquecas, da Reserva Extrativista – RESEX de Canavieiras, que participa do evento pela primeira vez com um cardápio que inclui: Pasteis de Caranguejo, Aratu e Camarão; Bolinho de Aratu e Siri; Coxinha de Caranguejo; Casquinhas de Aratu e Caranguejo; e Caldo de Sururu.

A Praça Gastronômica conta também com os restaurantes Fino Sertão, com Espetinhos de Bode; Sabores do Recôncavo, com derivados de Aipim e Carne de Fumeiro; Restaurante É de Oxum, com Moquecas, Caldos e Peixe Frito; Sobradinho Pescados, com Bolinho e Espetinho de Peixe e Linguiça e Isca de Tilápia; Beijus Arco Sertão, com Tapioca; Carne do Sol de Itororó, com Carne do Sol Assada e Guarnições; Restaurante Central do Bode, com Petiscos de Bode; Sabores do Agreste, com Aipim Palito, Pizza, Bolinhos, Empadas de Aipim e Caldos de Aipim; Tapiocaria Portal do Sertão e Beiju Gourmet com Beijus de Tapioca.

Cozinha Show

Revelar as potencialidades dos produtos da agricultura familiar para a Gastronomia e promover a interação entre os saberes da cultura alimentar nos mais diversos municípios baianos. Esse é o objetivo da Cozinha Show Sabores e Saberes, um dos principais eventos gastronômicos da Bahia realizado durante a 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

Com o tema “Cozinha Étnica e Cultural: Uma Volta à Diversidade da Agricultura Familiar Baiana”, a Cozinha Show traz como novidade, além da presença de chefs de cozinha renomados da Gastronomia local, a presença de cozinheiros e cozinheiras que participam de grandes festivais gastronômicos pelo estado, reconhecendo e fortalecendo os saberes da cultura alimentar baiana.

Para se inscrever e participar da Cozinha Show 2022 acesse: https://doity.com.br/cozinha-show-de-sabores-e-saberes-da-agricultura-familiar e realize o seu cadastro. Participe!

Programação da Cozinha Show

Quarta-Feira (14)

Vencedores do Concurso – Jônatas Bonfim e Alessandro Ribeiro (UFBA) – 11h

Palestra de Daniel Cady sobre a importância dos produtos da agricultura familiar na nutrição e rendimento físico – 13h

Ícaro Rosa (Restaurante Jiló) – 15h

Caco Marinho (Instituto Ori) – 17h

Quinta-Feira (15)

Vencedores do Concurso Gastronômico – Dulce Maria Moreira e Antonia Gilnete Leite (CEEP) – 11h

Festival Gastronômico – Benedita da Tilápia – 13h

Matheus Almeida (Cozinha Kitanda) – 15h

Andrea Albuquerque (Divino Pão) – 17h

Sexta-Feira (16)

Festival Gastronômico Moquecas das comunidades da RESEX de Canavieiras – 13h

Thiago Sá (Confeitaria Thiago Sá) – 15h

Jorge Washington (Culinária Musical do Afrochef) – 17h

Renata Moura (Preparo de Drinks/Slow Food) – 18h30

Sábado (17)

Ednilson Andrade (Arca do Gosto/Slow Food) – 11h

Festival Gastronômico – As moquequeiras de Bom Jesus – 13h

Íris Torres (SENAC) – 15h

Solange Borges (Culinária de Terreiro) – 17h

Domingo (18)

Oficina de Preparo de Cafés com baristas (Cooperbac) – 11h

Festival Gastronômico – As beijuzeiras de Irará – 13h

Uerisleda Moreira (cozinheira e professora universitária) – 15h

Laís Fontes (Consulado Rosa Malê) – 17h

Espaço para família

O Parque Costa Azul é o espaço ideal para levar a família inteira nos próximos dias 14 a 18 de dezembro. As crianças também irão participar da diversão com o Espaço Kids e os pets também estarão no espaço para adoção.

E quem não conseguir participar presencialmente da Feira terá a possibilidade de fazer as compras com entrega gratuita em Salvador e municípios da região metropolitana, acessando o site: www.mercaf.com.br, o mercado virtual da agricultura familiar.

O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Federação da União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Federação Unicafes – Bahia). A Feira conta com o apoio da Bahiatursa, Conder, e secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Planejamento (Seplan), e Educação (SEC).

Serviço

O quê: 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária

Onde: Parque Costa Azul, em Salvador

Data: 14 a 18 de dezembro

Horário: das 17h às 22h (Quarta-feira), das 10h às 22h (Quinta-feira e Sexta-feira) e das 9h às 23h (Sábado e Domingo)

Entrada gratuita.

Acompanhe as novidades em nossas redes sociais: @sdrbahia @mercafbahia

Confira a agenda de shows:

Quarta-feira (14/12)

Cortejo Afro (18h)

Jau (20h)

Quinta-feira (15/12)

Thathi (18h)

Del Feliz (20h)

Sexta-feira (16/12)

Gab Ferruz (18h)

Filhos de Jorge (20h)

Sábado (17/12)

Samba Maria (18h)

Margareth Menezes (20h)

Domingo (18/12)

Viola de Doze (18h)

Adelmario Coelho (20h)