Nutricionista dá 6 dicas para não exagerar nas festas de fim de ano
Como não engordar diante de tantas festas e comemorações no mês de dezembro? Nessa época, há uma grande dificuldade em aliar as comemorações, confraternizações, chegada do Natal e Ano Novo com a preparação e estética do corpo para o Verão. Por ser um mês marcado por muitas festas, as chances de exagerar nas refeições hipercalóricas são grandes. Para evitar os quilinhos extras e não mandar embora todo o esforço empreendido para conquistar aquele corpo desejado durante todo o ano, a nutricionista Carolina Dias, referência no programa de Emagrecimento “Mereço+” e fundadora da Clínica Carolina Dias, compartilhou algumas estratégias saudáveis para ajudar na manutenção do peso.
“Primeiro é importante lembrar que nas festas de dezembro é tempo de amar, abraçar e estar ao lado de quem se ama. Não precisamos comer tudo o que vemos pela frente, só porque está na mesa disponível. Não precisamos abandonar a alimentação saudável para ter uma ceia deliciosa com a família!”, conta Carol, que fez um ebook de receitas natalinas saudáveis e pode ser solicitado em seu Instagram @clinicacarolinadias.
Confira abaixo 6 dicas da nutricionista para não exagerar nas ceias e confraternizações:
1. Substitua ingredientes tradicionais
A nutricionista Carolina Dias destaca que é possível preparar uma ceia com receitas saudáveis e deliciosas para aproveitar tudo sem exageros. “A ideia é substituir os ingredientes tradicionais por alternativas que são muito mais nutritivas e também saborosas. A farofa clássica pode ser feita com farinha de amêndoas ou de linhaça, por exemplo, e a farinha de trigo pode dar lugar a farinha de amêndoa. Outra dica é utilizar grãos como quinoa, linhaça e arroz negro para substituir o tradicional branco. Também vale acrescentar vegetais e raízes aos pratos, como couve, inhame, espinafre, brócolis, cenoura”.
2. Escolha bem os pratos
Como fonte de proteína, o peru e o peixe são as opções mais saudáveis, indica Carolina. “Dê preferência aos pratos assados e grelhados e não se esqueça de retirar a pele das aves, pois ela é rica em gorduras e calorias vazias. Na sobremesa, prefira as frutas típicas da época, como lichia, ameixa e cereja. Também faça receitas com chocolate 70% e use stevia ou xilitol para adoçar”.
3. Modere a bebida alcoólica
Além de ser calórico e tóxico, o álcool pode aumentar o apetite e o consumo de alimentos gordurosos. A bebida alcoólica em excesso ainda sobrecarrega o fígado, que trabalha para desintoxicar o organismo, agride o sistema digestivo e desequilibra a flora intestinal. “Se você tem o hábito de beber nas festas de fim de ano, prefira o vinho tinto ou bebida destilada e não se esqueça de intercalar a bebida com copos de água, para manter a hidratação”, orienta a nutricionista.
4. Beba bastante água
O consumo de água é um grande aliado não apenas para quem vai beber, afinal, ela ajuda a evitar a retenção hídrica – considerando que a maioria dos alimentos de festas possuem alto teor de sódio – e ainda ajuda a desintoxicar o corpo, mantendo a hidratação e reduzindo o inchaço.
5. Não abra mão do exercício
Manter a rotina saudável é a melhor estratégia para reduzir os efeitos da comilança no organismo. “Mantenha as atividades físicas nessa época, mesmo estando em férias. Procure fazer uma caminhada ou alguma atividade mais leve e rápida para auxiliar o organismo a continuar acelerado e, consequentemente, queimando calorias”, explica. Nos dias anteriores e posteriores às festas, também vale apostar no consumo reduzido de carboidratos e eliminar completamente os alimentos industrializados, ricos em sódio e açúcares.
6. Coma sem culpa, mas pense nas quantidades
Segundo Carolina, se a pessoa já segue uma rotina saudável e tem uma alimentação limpa e equilibrada, “não vai ser um dia de comemoração que vai mandar tudo por água abaixo. A culpa acaba fazendo você continuar fazendo tudo errado no outro dia. Esquece o que passou, foca na vida saudável novamente. Se sobrou ceia do dia anterior, doa para alguém e volta a sua rotina alimentar”. E ela manda um lembrete: “Quem come pouco, come de tudo um pouco. Sem medo e sem culpa. Você merece mais”, finaliza Carolina.