Câmara Municipal de Salvador realiza sessão especial sobre comunidade lésbica
No dia 15 de junho, às 18 horas, a Câmara Municipal de Salvador realizará a Sessão Especial “Lésbicas em questão: Lesbocenso na luta contra o apagamento e pelo bem viver”. A atividade é uma iniciativa do vereador Sílvio Humberto (PSB) conjuntamente com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Lesbianidades, Gênero, Raça e Sexualidades (LES/UFRB) e conta com a parceria da mandata coletiva Pretas por Salvador.
Para o parlamentar, reconhecer as Lésbicas e Sapatonas como sujeitas de direitos e em suas cidadanias compõem o dever das representações públicas eleitas, e resultam no compromisso ético político com a promoção de espaços com abertura para escutas e intervenções cabíveis. “Do mesmo modo que o racismo não é uma luta exclusivamente de negres, a luta LGBTQIAP+ não cabe apenas a pessoas que fazem parte da comunidade. É claro que a legitimidade cabe a quem é de identidade e orientação, no entanto, um agente político eleito para representar a população e comprometido com a dignidade humana carece de, no mínimo, fomentar o entendimento para propor políticas”, acredita o presidente, que dividirá a mediação da mesa com a covereadora lésbica antiproibicionista, Laina Crisóstomo (PSOL).
O espaço tem como objetivo contribuir com a visibilidade de questões das lesbianidades soteropolitanas, reconhecer as demandas sociais em suas especificidades e influir em políticas de vida para as referidas comunidades, e conta com a participação especial de Luísa Cardoso, sapatão, assistente Social, pesquisadora do LES/UFRB e mestranda no Programa de Políticas Sociais e Território POSTERR/UFRB pesquisando sobre Formação Profissional em Serviço Social no que tange às Lesbianidades.
Além dos parlamentares e pesquisadora supracitados, participarão da mesa Simone Brandão, assistente social, lésbica, professora da UFRB, vice coordenadora do PPG POSTERR – UFRB, coordenadora do LES e integrante da Rede LÉSBI; Jandira Mawusí, pedagoga, idealizadora do Coletivo Merê, e do Engenho Livre, ativista e militante das questões raciais, de gênero e sexualidades LGBTQIAP +; Érica Capinan, pedagoga, representante da Liga Brasileira de Lésbicas; Laís Paulo, pesquisadora no âmbitos das políticas públicas LGBT e assistente social; Márcia Teixeira, promotora de Justiça de Direitos Humanos, Conselheira Nacional de Direitos Humanos – CNDH, Bacharela em Direitos – UFBA, Especialista em Direitos Humanos – UNEB, Mestra em Ciências Sociais – UFBA; Cristiane Sarmento, do Coletivo Mães do Arco-íris; Nildes Sena, artista ativista, mestre em criticacultural, dentre outras.
O evento é aberto ao público e acontecerá de forma presencial no Plenário Cosme de Farias, com transmissão ao vivo pela TV CAM (12.3) e pelas redes sociais do Legislativo Municipal (www.facebook.com/tveradiocam).