Combate à Homofobia: Cushman & Wakefield desenvolve programa para discussão de pautas LGBTQIA+ entre colaboradores
Em 17 de maio de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista internacional de doenças. Até então, uma série de países ainda tratava homossexuais como pessoas com desvios patológicos mentais, permitindo preconceitos e violações como terapias de reversão, a conhecida “cura gay”. A partir de então, a data se tornou um símbolo da luta LGBTQIA+, se tornando o Dia Internacional Contra a Homofobia.
Há anos, o tema tem sido encarado de maneira institucional por grandes empresas. Porém, a pauta ainda gera desconforto dentro de algumas companhias. O Center for Talent Innovation realizou uma pesquisa, na qual foi constatado que 33% das empresas existentes no Brasil não contratariam pessoas LGBTQIA+ para cargos de chefia; 41% dos funcionários LGBTQIA+ afirmam já terem sofrido algum tipo de discriminação em razão de sua orientação sexual ou identidade de gênero no ambiente de trabalho.
Engajada com a causa, a Cushman & Wakefield, empresa líder global em serviços imobiliários, desenvolveu o programa UNITY Brasil, que visa informar e orientar os colaboradores sobre as causas LGBTQIA+, trazendo discussões, muitas vezes difíceis, ao ambiente de trabalho, criando uma cultura inclusiva e diversa para todos os colaboradores.
“O grupo tem a liderança renovada todos os anos, e é composta por um(a) líder, um(a) co-líder e um(a) sponsor, responsáveis por todo planejamento e execução das estratégias do time durante o ano”, complementa Alessandro Vay, diretor de RH da Cushman & Wakefield na América do Sul.
Entre as ações, palestras e debates virtuais com centenas de funcionários foram organizadas entre 2021 e 2022, com a participação de ícones no assunto, como a drag e atriz Rita Von Hunty, que pôde dividir a experiencia e desafios enfrentados na arte cênica, diante da posição social que adota.
A Cushman & Wakefield, inclusive, obteve pontuação de excelência de 100% no Índice de Igualdade Corporativa (CEI) de 2022 da Human Rights Campaign Foundation, a principal pesquisa e relatório de benchmarking do país que mede políticas corporativas e práticas relacionadas à igualdade LGBTQIA+ no local de trabalho. Ao atender a todos os critérios do CEI, a empresa foi nomeada Melhor Lugar para Trabalhar (Best Place to Work) pela Igualdade LGBTQIA+ pelo quarto ano consecutivo.