Pesquisadores lançam livro sobre a vivências de BIXAS PRETAS
Relação entre vivências e observações acadêmicas de pessoas LGBTQIAP+ é apresentada em livro
Diferentes vozes de pessoas LGBTQIAP+ foram potencializadas, dessa vez, em formato de livro. Bixas Pretas, publicação da Editora Devires, faz ecoar, por meio de quinze artigos desenvolvidos por pessoas ativistas e ou pesquisadoras brasileiras, a diversidade e suas intersecções com a sociedade e as desigualdades oriundas de tudo isso. Falar e ser ouvida é uma reivindicação constante das minorias socialmente oprimidas para se fazerem entendidas e conquistarem seus espaços de direito. Ao identificar atravessamentos e pautas semelhantes, surgem oportunidades para que essas pessoas se manifestem.
Sob organização de David Souza, Daniel dos Santos e Vinícius Zacarias, a obra reúne estudos, reflexões, vivências e pensamentos de diversas pessoas autoras, como Megg Rayara Oliveira, primeira travesti negra doutora do Brasil; e Ariane Sena, primeira psicóloga transexual da Bahia. Aborda temas como infância, solidão da mulher trans, indefinições de gênero, educação, psicologia, presença social de corpos ignorados e, inclusive, a presença da bixa preta no meio acadêmico.
Bixas Pretas apresenta ao leitor a possibilidade de compreender, por meio da observação acadêmica, mas também pela exposição de vivências, a relação da sociedade com corpos dissidentes. Ao reunir essa diversidade de vozes a obra representa mais um passo rumo à quebra do heteropatriarcado ocidental que teima em oprimir as culturas negras brasileiras.
SERVIÇO
Bixas Pretas (2022).
Organizadores: David Souza, Daniel dos Santos e Vinícius Zacarias.
Editora Devires; 226 páginas; R$ 46,55.
Clique para comprar: