Potransba realiza exposição on-line e registro autobiográfico de artistas trans e travestis

Genilson Coutinho,
21/03/2022 | 12h03

O Portfólio Trans Baiano (Potransba) já está disponível no Instagram (@Potransba), YouTube e Facebook do projeto. Em sua primeira Mostra, o Potransba escolheu o  processo de registro autobiográfico e audiovisual dos artistas selecionados, destacando que a visibilidade Trans também é sobre memórias. 

Potransba é pensado e produzido pelo artista multiverso e pesquisador Não Binário, Dominic Tomi. Trata-se de um espaço virtual para enaltecer memórias e produções artísticas diversas de corpos gênero do Extremo Sul Baiano, que não são ainda reconhecidas e visibilizadas em espaços de produção cultural. A ideia é também fomentar a discussão do corpo transgênero e travesti no espaço artístico da região.  

A proposta promove ainda o registro do processo biográfico/histórico dos artistas gênero do Extremo Sul, além de criar um banco de dados onde reúne as habilidades e produtos dos artistas Trans e Travestis através do mapeamento Potransba, disponível na bio do perfil @potransba. 

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. 

Prêmio Cultura na Palma da Mão – A convocatória foi elaborada para a execução dos recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc, redirecionados pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. É voltado para iniciativas culturais das categorias Difusão Artística; Culturas Periféricas; Culturas Rurais; Memória e Tradições; Cultura LGBTQIA+, que devem utilizar as redes sociais ou plataformas de streaming para realização das propostas.  

Serviço 

Potransba – Portfólio Transbaiano 

Quando: Disponível até 10 de abril de 2022 

Onde: Instagram (@Potransba), YouTube e Facebook do Potransba