Comportamento

Notícias

Shopping de Salvador instala placas em banheiros masculino para inibir encontros casuais

Genilson Coutinho,
26/08/2021 | 12h08
placas nos banheiros do Bela Vista

Os encontros casuais dos Homens que fazem Sexo com Homens (HSH), nos banheiros públicos de Salvador continua gerando debates sobre o assunto, além de muitas reclamações e encaminhamentos para delegacia.
E para conter as práticas, estações de metros, cinemas e shoppings têm buscado conter as práticas com a implantação de placas com informações sobre as possíveis punições nas entradas dos banheiros.

Uma das placas na parede contém os dizeres: “A prática de ato obsceno em lugar público, ou aberto, ou exposto ao público, é passível de pena de detenção de três meses a um ano”.

O mais recente a utilizar a sinalização é o Shopping Bela Vista que, como forma de alertar e previnir que esses tipos de situações aconteçam, adotou placas educativas e instalações de câmeras nas escadas do shopping, além de reforçar o treinamento da equipe de segurança pata evitar possíveis encontros. O Dois Terços conversou sobre o assunto com os ativistas Toni Reis e Roberto Nery.

Para Toni Reis, diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI+ e Doutor em Educação “as leis são para ser cumpridas. Se a prática de atos obscenos em lugares públicos é passível de penalidade, então, isso vale para todo mundo. Ninguém, por causa da orientação sexual, está acima ou abaixo das determinações legais. É uma questão até de educação”, destaca Reis.

Sinalização nos banheiros da CCR Metrô

O Dois Tercos consultou o presidente da Comissão da Diversidade da OAB Bahia, Dr. Roberto Ney sobre a utilização dessa placas neste espaços.
“Não há problema nenhum em fixar essas placas informativas por parte deste estabelecimento”, sinaliza.

No mês de setembro dentro das atividades do Setembro da Diversidade, o Dois Tercos irá realizar uma live sobre o tema dentro da sua programação.