In Moda

Parceria de Havaianas contribui com ações em prol dos direitos da comunidade LGBTQIA+ no Brasil e no mundo

Redação,
01/03/2021 | 19h03
Chinelo Havaianas Top Pride (R$42,99), com parte da renda destinada à ONG All Out. (Foto: Havaianas/Divulgação)

Lançada em junho de 2020, a plataforma Havaianas Pride veio para reafirmar o compromisso de Havaianas com a comunidade LGBTQIA+. Desde então, a marca incluiu os produtos da linha “Pride” ao portfolio permanente, estendeu numerações em diversos modelos e destina 7% do lucro líquido das vendas para a ONG All Out, um movimento global que luta pelos direitos da comunidade.

“Nós lutamos por um mundo onde ninguém tenha de sacrificar sua família ou liberdade, segurança ou dignidade, por ser quem é ou amar quem ama”, explica Leandro Ramos, Diretor Regional da All Out na América Latina.

A ONG, que mobiliza milhares de pessoas em defesa dos direitos LGBTQIA+, promove campanhas ao redor do mundo, que vão desde abaixo-assinados, ações de imprensa e em redes sociais, protestos de rua ou outras ações,até campanhas de financiamento coletivo.

A verba destinada pela Havaianas para a All Out apoiou a realização de diversas ações em 2020, incluindo:

• Apoio emergencial em Beirute : a campanha arrecadou verba no mundo todo para garantir atendimento emergencial para a comunidade LGBTQIA+ depois da grande explosão que destruiu parte da capital do Líbano, um dos quase 70 países que ainda criminalizam a homossexualidade;

• Contra os ataques a pessoas LGBTQIA+ na Polônia : pedido para que a União Europeia se posicione contra os repetidos ataques contra a comunidade LGBTQIA+ na Polônia, a campanha realizou uma grande projeção no prédio da Comissão Europeia em Bruxelas;

• Um abrigo para jovens LGBTQIA+ no México : a campanha permitiu que a Casa Frida, um abrigo para jovens LGBTQIA+ na Cidade do México, não interrompesse suas atividades durante a pandemia.

No Brasil, entre outras ações, o apoio da Havaianas permitiu que a All Out levasse adiante o projeto Acolhe LGBT+ , que já conectou mais de 500 pessoas LGBTQIA+ que precisam de acolhimento psicológico com profissionais de psicologia que queiram atendê-las de forma voluntária.

Tudo isso foi possível porque em 2020 foram revertidos mais de 260 mil reais para a All Out a partir da venda de mais de 150 mil unidades de produtos da linha Havaianas Pride, que contou com chinelos, vestuário e acessórios e foi lançada em duas ondas, a primeira em Junho e a segunda em Novembro.

“Somos uma marca democrática na essência; nosso portfolio é desenhado para oferecer algo que interesse ao maior número de pessoas. Implementar um projeto como esse nos dá a certeza de que estamos materializando a proposta de marca e, mesmo sabendo que ainda é pequeno, fazendo nosso papel para a sociedade. Para 2021, a parceria com a All Out se mantém, e chegarão mais novidades para a plataforma Pride ao longo do ano” afirma Fernanda Romano, CMO da Alpargatas.

Para conhecer mais sobre a All Out e seus projetos, acesse https://allout.org/pt.