Serviços

Beiersdorf implementa programa global para apoiar grupos em situação de vulnerabilidade social

Genilson Coutinho,
03/02/2021 | 14h02
Voluntários da ONG Amigos do Bem levam água para comunidades do sertão nordestino com o apoio da Beiersdorf; iniciativa é parte do programa humanitário global da companhia (foto: divulgação)

Guiada pelo Propósito “Care Beyond Skin” (Cuidado Além da Pele), que tem o objetivo de ir além do cuidado com a pele, a Beiersdorf criou o maior programa global humanitário da sua história. As iniciativas começaram desde o início da pandemia, com foco em mercados emergentes como Brasil e países da África, América Latina, Oriente Médio, Rússia e região do Sul da Ásia. O programa global atua em diferentes frentes e uma das principais é o apoio financeiro a Organizações Não Governamentais (ONGs), com ações que promovem o desenvolvimento sustentável em regiões em situação de vulnerabilidade social ao redor do planeta, para cuidar das pessoas e deixar um legado à sociedade.

Christian Götz, presidente da BDF NIVEA no Brasil, comenta: “o objetivo do programa é oferecer apoio de médio e longo prazo a grupos vulneráveis que precisam de proteção especial, minimizando as consequências socioeconômicas que já existiam antes da COVID-19 e que foram intensificadas. Nossa contribuição deve ir muito além do nosso negócio de cuidados com a pele: nós cuidamos das pessoas”.

Impactos positivos já são visíveis no sertão nordestino
No Brasil, a ONG Amigos do Bem, responsável por projetos sociais no sertão do Ceará, Alagoas e de Pernambuco, foi uma das instituições escolhidas pela NIVEA para receber ajuda. Em parceria com a United Way Worldwide (UWW), maior organização privada sem fins lucrativos do mundo, o projeto realizou um mapeamento das necessidades mais críticas da região de atuação da instituição, e vai atuar nas deficiências de infraestrutura locais, dificuldades de acesso à água pela população, higiene, alimentação de qualidade para as famílias e acesso à saúde dos moradores.

Iniciada em março de 2020, a parceria com a ONG Amigos do Bem já impactou mais de 62 mil pessoas. Ao todo, 20 mil famílias receberam 190 mil itens de higiene e cuidados pessoais. E ainda: mais de 7,4 mil cestas básicas foram distribuídas para 37 mil pessoas. Além disso, já iniciou também a distribuição de água para os povoados atendidos pela instituição, por meio de uma rede de distribuição via caminhão pipa. Serão aproximadamente 15 milhões de litros de água por ano, o que vai impactar positivamente a rotina de mais de 40 mil pessoas. Mas o acesso à água não para por aí. A Beiersdorf e UWW irão viabilizar a construção de quatro poços artesianos movidos a energia solar e converter para energia solar outros quatro, já existentes, produzindo mais 256 milhões de litros de água no ano. Ao melhorar o acesso à água, essas iniciativas visam transformar a vida das comunidades, deixando um legado para os próximos anos.

Também está entre as metas oferecer atendimentos de telemedicina para mais de 18 mil pessoas em 42 povoados do sertão e treinamentos de habilidades socioemocionais para as famílias atendidas. A ação vai exigir o treinamento de mais de 136 agentes locais, além da atuação voluntária de 250 profissionais da área da saúde. A parceria com a ONG Amigos do Bem para a viabilização destas ações já está fechada até 2022.

Empoderamento feminino com a Plan International
Paralelamente, o Programa de Ajuda global da Beiersdorf iniciou uma parceria com a Plan International, uma das maiores organizações humanitárias do mundo, voltada à promoção dos direitos da criança. O objetivo da colaboração é promover o empoderamento de garotas e mulheres bem como ajudar crianças, jovens e famílias a exercerem seus direitos à educação e proteção contra a violência sexual e de gênero. As ações conjuntas estão concentradas no Brasil, Colômbia e Equador, países que sofrem com o alto número de adolescentes, mulheres e refugiadas, alvos de violência sexual, abuso e discriminação, ampliados com a pandemia. De acordo com dados da UNESCO, em 2020, aproximadamente 767 milhões de meninas foram forçadas a abandonar a escola devido ao surto.

Com duração até 2022, o projeto prevê capacitar e proteger esses grupos para que sejam vistos, ouvidos e valorizados e conquistem direitos iguais. As ações no Brasil incluem programas de mentoria, subsídio financeiro, workshops sobre violência sexual, aulas de línguas para refugiados, entre outras atividades.

Conheçam também outras ações realizadas em 2020:

  • Doação de álcool gel: produção de mais de 1 milhão de unidades para doação a hospitais públicos e escolas de Medicina, Centros de Idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social.
  • Doações de colaboradores: as organizações Médicos Sem Fronteiras e UNICEF foram escolhidas pelos colaboradores da companhia para receberem apoio financeiro. A Beiersdorf dobrou o valor doado pelos colaboradores para as duas ONGs, arrecadando globalmente 147 mil euros.
  • Doação de produtos: a NIVEA preparou uma edição especial do NIVEA Creme para doar a profissionais de saúde que estão na linha de frente ao combate à COVID-19. No Brasil, foram distribuídas mais de 400 mil latinhas para vários estados com a frase Thank you! (Obrigado!). Mais de 4,5 milhões de latinhas foram doadas desde o início da pandemia em todo o mundo.