HIV em pauta

Social

Agência Aids exibe nesta terça (29) os melhores momentos do debate sobre o impacto da covid-19 na vida de quem vive com HIV

Redação,
29/12/2020 | 11h12

No Dia Mundial de Luta Contra Aids, 1º de dezembro, a Agência de Notícias da Aids realizou o webinário “A pandemia dentro da pandemia”. O evento começou com o debate sobre “O impacto do novo coronavírus no cotidiano das pessoas que vivem com HIV/aids”. Ativistas falaram sobre os desafios do isolamento social. Nesta terça-feira, 29 de dezembro, será exibido na TV Agência Aids, no Youtube e no Facebook os melhores momentos da discussão.

A jornalista e poetisa Marina Vergueiro abriu a conversa dizendo que “precisamos continuar debatendo o tema HIV e aids neste momento, principalmente nós que vivemos com HIV e que temos a imunidade um pouco mais debilitada.”

Do Movimento Paulistano de Luta Contra Aids, Américo Nunes Neto, observou que com a chegada da covid- 19 criou-se de novo o conceito de grupo de risco. “Não podemos ficar nisso. As pessoas correm o risco de achar que não é com elas. Isso não é correto.”

O ator e youtuber Drew Persi também foi uma das vozes de discussão. Ele recebeu o diagnóstico positivo para o HIV em 2013 e desde então sentiu vontade de fazer algo para ampliar o acesso as informações corretas sobre HIV/aids. “Recebo mensagens de pessoas que receberam o diagnóstico recente todos os dias. Alguns acham que vão emagrecer porque tem HIV.”

Nesse sentido, Marina comentou sobre o fato de que a aids não tem cara. “Quando eu estava no hospital com pneumonia, mas sem perda de peso, não passou pela cabeça dos profissionais que eu poderia ter aids”, disse ao questionar porque o HIV não teve facilidade de desconstruir a imagem de que ele atinge apenas um grupo de risco.

Jenice Pizão, do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas, respondeu lembrando que 22 mil mulheres de 15 a 24 anos se infectam diariamente no mundo. “Não é um número pequeno e a sociedade precisa parar de ser hipócrita.”

“O imaginário continua fazendo aquele desenho de que a aids não está comigo, o HIV está com o outro. É sempre o outro. Isso porque não se fala sobre aids no dia-a-dia, sobre sexualidade. São temas tabus. A gente não fala na família, na escola, na sociedade. Vira um tema perigoso e as pessoas escondem o diagnóstico. A epidemia de aids faz parte de toda uma geração, temos 17 milhões de mulheres que vivem com HIV no mundo”, disse Jenice.

O webinário fez parte de uma série de ações que a Agência Aids realizou em homenagem ao Dia Mundial de Luta Contra Aids e teve o apoio da DKT do Brasil, da GSK/ViiV, da Gilead, da MSD, do Senac São Paulo e do Fundo Positivo.

Serviço

Webinário a Pandemia dentro da Pandemia – Mesa 1

Quando: terça-feira – 29/12

Horário: 21h

Para acompanhar, basta acessar os links abaixo:

TV Agência Aids: agenciaaids.com.br (na parte inferior da homepage)

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCqBcEcgx8QaU–YfJHojVfg

Facebook: https://www.facebook.com/agenciaaids