Notícias

Vitória pode ser o primeiro time de futebol brasileiro a ser punido por LGBTfobia

Genilson Coutinho,
15/12/2020 | 10h12
Foto : Reprodução

A Procuradoria de Justiça Desportiva de Futebol da Bahia ofereceu denúncia contra o Esporte Clube Vitória por conduta e manifestação discriminatória em razão da orientação sexual e identidade de gênero.
A ação foi provocada pela torcida LGBTricolor que encaminhou denúncia ao STJD e TJD, ao tomar conhecimento do episódio de deboche com sua camisa durante jogo na casa do time rival.
O fato aconteceu durante o BaVi do dia 01/03/2020 comandado pelos rubro negros no barradão, quando um grupo de torcedores do Vitória pendurou a camisa da torcida LGBTricolor de cabeça para baixo. A conduta configura a infração enquadrada no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e prevê sansões que vão de suspensão de jogos, perda de pontos, multa e outras.
O arbitro da partida Bruno Pereira Vasconcelos também é alvo da denúncia do Procurador Hermes Hilarião Teixeira Neto, por não registrar na súmula do jogo o acontecido, prejudicando a apresentação de uma eventual denúncia contra o EC Vitória. Se condenado o arbitro
O julgamento na 1ª Comissão Disciplinar do TJD acontecerá nessa quinta-feira (17/12), às 10h, excepcionalmente em sala virtual na plataforma zoom e será relatado pelo Dr. Gabriel Sales Faria Carneiro. Pessoas interessadas em participar do julgamento virtual podem solicitar acesso com até 8h antes de prazo através do email tjd@fbf.org.br e receberá o link para participar.
Se for condenado pela conduta dos seus torcedores o Esporte Clube Vitória será o primeiro time de futebol do Brasil punido por LGBTfobia.
“A imagem é nítida, o vídeo não deixa dúvidas. Foi um ato completamente preconceituoso e direcionado a nós, não só como torcida, mas como comunidade LGBTI+. Estou confiante que essa ação não passará impune, diante das provas. Nós só queremos respeito e o direito de torcer em paz.” Onã Rudá, fundador da LGBTricolor.