Notícias

Comunidade LGBTI lança plataforma LGBTI+, com recorde de 584 pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas

Genilson Coutinho,
24/09/2020 | 10h09

Aliança Nacional LGBTI+ lançou na terça-feira (23), a Plataforma “Compromisso pela Cidadania e Direitos LGBTI+”, que faz parte do Programa Voto Com Orgulho. O objetivo é obter a adesão de candidaturas à prefeitura e à câmara de vereadores nos 5570 municípios brasileiros.

No dia 27 de setembro iniciará a campanha eleitoral para as Eleições Municipais com uma grande novidade. Em número histórico de candidaturas, 584 pessoas LGBTI+ de diversos partidos vão à luta por espaço na política, visibilidade da agenda contra a discriminação e pelos direitos e por ampliação da representação LGBTI+ no legislativo e executivo municipal.

Até o momento desta publicação, o programa recebeu 584 adesões, sendo 15 para prefeitas e prefeitos e 569 para vereadoras e vereadores, desses 89.1% (569) são LGBTI+ e 10,8% (63) aliadas a causa. É composto por 46,8% (274) de Gays, 12,6% (74) de Lésbicas, 11,6% (69) de Mulheres Trans, 4,8% (28) de Bissexuais Masculinos, e o restante das demais identidades de gênero e orientações sexuais:
https://datastudio.google.com/reporting/e97c0637-9481-4f1c-9a5b-81da6e54db0f/page/ugCdB

Para garantir que as pessoas candidatas LGBTI+ e outras aliadas, caso sejam eleitas, implementem de fato políticas públicas para enfrentar a discriminação e promover ações pela cidadania, a Aliança Nacional LGBTI+, elaborou um termo de compromisso para candidatas/os a prefeito/a e a vereador/a. O documento será enviado para os partidos políticos e divulgado amplamente. As candidaturas que assinarem o termo de compromisso comporão uma lista da entidade que será divulgada para pessoas da comunidade LGBTI+ e aliadas.

“É na cidade que acontece a vida cotidiana. Por isso, é muito importante dar visibilidade à pauta por direitos da comunidade LGBTI+ para a melhoria da qualidade de vida, o enfrentamento à discriminação e para o reconhecimento da sua cidadania. A Aliança Nacional LGBTI+ apresenta a plataforma com compromissos de políticas públicas para a nossa comunidade e orienta toda a militância para dar visibilidade às suas propostas e pedir a adesão das pessoas candidatas”, afirma Toni Reis, presidente da Aliança Nacional LGBTI+.

Para Cláudio Nascimento, diretor de políticas públicas da Aliança Nacional LGBTI+ e coordenador do Programa Voto Com Orgulho, “a assinatura de compromissos pelas candidaturas à prefeitura e à vereança pode garantir o voto com orgulho da comunidade LGBTI+ nas cidades. Estamos muito mais conscientes de nossos direitos e da importância da valorização e inclusão da comunidade nos projetos para cada cidade. Sofremos discriminação e chegou a hora de sermos enxergados. Para obter o nosso voto, precisa assumir compromissos públicos conosco”.

Para conhecer e, se for candidata/o, aderir à Plataforma “Compromisso pela Cidadania e Direitos LGBTI+ – Eleições Municipais 2020” acesse o link do Termo de Adesão – prefeituras e câmaras municipais: http://bit.ly/Adesao_Termo_Compromisso_Eleicoes_2020_LGBTI

A plataforma faz parte de um dos eixos de atuação do Programa Voto com Orgulho, uma iniciativa da Aliança Nacional LGBTI+, lançada em julho de 2020. O programa tem como objetivos principais a visibilidade e promoção da pauta dos direitos LGBTI+ nas eleições municipais e apoiar as candidaturas LGBTI+ contra a discriminação e violência política para ampliação da representação política de LGBTI+ no executivo e legislativo das cidades. Para isso, o “Voto com Orgulho” já realizou: (1) levantamento das candidaturas LGBTI+; (2) a formação de pessoas candidatas, tendo sido realizado, nos meses de julho e agosto de 2020, um curso virtual de formação com 300 inscritos; (3) recebimento e encaminhamento de denúncias de Fake News e discursos de ódio contra as candidaturas LGBTI+ e contra a nossa comunidade https://bit.ly/2vRiXyr , e por último, (4) será lançado site com orientações para eleitores/as LGBTI+ e pessoas candidatas LGBTI+ e aliadas.