Notícias

Plataforma conecta pessoas LGBT+ a profissionais de saúde mental para acolhimento gratuito

Redação,
27/08/2020 | 11h08

Ampliar o acesso a acolhimento psicológico gratuito e de qualidade para pessoas LGBT+ (lésbicas, gays, bissexuais, pessoas trans, travestis e outras identidades). Esse é o objetivo do Acolhe LGBT+, uma plataforma online lançada hoje. O projeto é uma iniciativa da organização LGBT+ All Out, em parceria com o Nossas e a TODXS.

“Receber acolhimento psicológico pode mudar – e salvar – a vida de muitas pessoas LGBT+ no Brasil. Mas, pra muita gente, encontrar esse apoio é uma missão quase impossível”, afirma o psicólogo Carú de Paula Seabra, coordenador do projeto e integrante da equipe da All Out.

O Acolhe LGBT+ conta com dois formulários: um para que profissionais de psicologia se voluntariem para atender pessoas LGBT+ de forma gratuita, e outro para que pessoas LGBT+ solicitem acolhimento psicológico. Utilizando tecnologia própria, a plataforma cruza a localização geográfica desses dois grupos, encontra os pares mais próximos e notifica as duas pessoas, para que possam levar adiante os atendimentos.

Antes de fazer as combinações, a equipe do Acolhe LGBT+ faz uma checagem do registro de cada profissional no Conselho Regional de Psicologia, além de exigir que passem por uma capacitação sobre questões específicas da população LGBT+.

As organizações também mapearam iniciativas que dão apoio psicológico e jurídico – gratuito ou a preços sociais – a pessoas LGBT+ no país inteiro e disponibilizaram mapas organizados por estado na plataforma. O esforço contou com o apoio de 40 pessoas voluntárias.

“Nossa ideia era criar uma base de dados sempre atualizada desses serviços, pra que qualquer pessoa LGBT+ possa achar as informações rapidamente e de forma centralizada”, diz Daniela Orofino da organização NOSSAS. “Também produzimos uma cartilha informativa sobre a rede pública de serviços para pessoas LGBT+”.

O Acolhe LGBT+ também pretende gerar dados sobre as demandas da população LGBT+ no Brasil com relação a serviços de saúde mental, com o objetivo de informar ações por parte do poder público.

“Se pensamos em saúde mental não como a ausência de doenças, mas como uma rede complexa de fatores sociais, biológicos e culturais, pensar o cuidado em saúde mental de pessoas LGBT+ no Brasil se torna um desafio, uma vez que o país possui um longo histórico de violência para com essa população”, afirma Carú de Paula Seabra, da organização All Out.

Segundo o Grupo Gay da Bahia, organização que produz relatórios anuais sobre mortes violentas de pessoas LGBT+ no Brasil, o número de suicídios de pessoas LGBT+ – registrados com base apenas em obituários e postagens de redes sociais – teve um aumento de 284% entre 2016 e 2018, data do último relatório do grupo. “Esperamos que o Acolhe LGBT+ seja um primeiro passo para mudar essa realidade”, diz Paulo Vitor Matos, da organização TODXS.

O Acolhe LGBT+ está disponível em acolhelgbt.com.


As organizações podem oferecer contatos de pessoas LGBT+ que possam e queiram falar sobre suas experiências com acolhimento psicológico, bem como de profissionais que possam comentar sobre a importância da iniciativa para pessoas LGBT+ no Brasil.


Sobre a All Out

Em quase 70 países, é crime ser gay; em 10 deles, ser gay pode custar sua vida. A All Out é um movimento global que trabalha para mudar isso. Mobilizamos milhares de pessoas pra construir um mundo onde qualquer pessoa possa ser quem é e amar quem ama.

Mais informações: allout.org.br

Sobre o NOSSAS

O Nossas é uma rede de ativismo que organiza pessoas, que organiza pessoas, compartilhando metodologias e desenvolvendo tecnologias para mobilização. Temos diversos projetos, dentre eles, o Mapa do Acolhimento, que serviu como inspiração para o Acolhe LGBT+.

Conheça mais: nossas.org

Sobre a TODXS

A TODXS é uma organização sem fins lucrativos, criada em março de 2016, com objetivo de coletar e processar dados sobre a população LGBTI+ e desenvolver iniciativas de alto impacto social, focadas em três pilares: sociedade, governo e empresas. Em 2020, a TODXS Consultoria foi eleita uma das quatro consultorias mais diversas do país, segundo o Guia Diversidade da Revista Exame. Atualmente, a organização conta atualmente com mais de 100 membros voluntários.

Saiba mais: todxs.org