Ícone do site Dois Terços

1° Anuário do Observatório da LGBTfobia no Futebol do Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+

Onã Rudá – Fundador – Torcida LGBTricolor

A Canarinhos LGBTQ+ está lançando o primeiro anuário sobre a lgbtfobia no futebol. Um documento que condensa casos de violência, negligências no futebol, ações dos clubes e a atuação das torcidas LGBTQIA+ de futebol.


Um documento inédito que visa embasar a pauta e endossar as instituições envolvidas no esporte para que consigam criar processos de melhoria ao criar projetos, campanhas e ações que transformem o futebol em um espaço cada vez mais inclusivo, diverso e democratico.

A Canarinhos LGBTQ+ é o Coletivo Nacional de Torcidas LGBTQIA+ de futebol, e conta com 19 torcidas LGBTQIA+ de 18 clubes diferentes, entre série A, B, C e D, que estão presentes em todas as regiões do Brasil. A Canarinhos tem como propósito pautar a lgbtfobia no futebol nacional, criar e executar projetos de transformação e estimular a presença e democratização das pessoas LGBTQIA+ nesse esporte.

Entre várias ações do Coletivo, foi lançado uma ferramenta no site oficial (torcidaslgbt.com.br/) para receber denuncias de lgbtfobia no futebol, além do monitoramento dos casos em todo ambiente, como cânticos, declarações, atitudes, omissões e o quanto os clubes estão empenhados e atentos a causa.

Como resultado disso, o 1° Anuário do Observatório de LGBTfobia no Futebol Brasileiro do Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ+ reúne dados de janeiro de 2020 a julho de 2021. Foram 42 casos de lgbtfobia no futebol neste período, sendo que em 4 situações o agressor foi um clube. A internet domina como ambiente da violência, foram 21 crimes de homofobia envolvendo futebol.

Foi construido em parceria com Midia Ninja, Aliança Nacional LGBTI+, Ninja Esporte Clube, Aylatin, Doisterços e FODA. Entidades que já atuam em prol dos direitos LGBTQIA+.

Daqui pra frente a ideia é que o coletivo some parceiros para construção do segundo anuário, e para demais ações do coletivo, elevando cada vez mais o potencial de atuação.

Sair da versão mobile