Nairon Barreto está há 30 anos na estrada da comédia. O humorista é estudioso da cultura popular e formado em jornalismo. Apareceu e cresceu a partir de 1998, quando virou personagem do programa Escolinha do Professor Raimundo, o clássico de Chico Anysio na Globo. Atuou na casa durante seis anos e depois partiu para participações em outras emissoras, como no Show do Tom, na Record, onde depois ganhou o programa Casa do Zé.
O próprio humorista se considera mais um contador de causos do que um piadista
convencional. O humor típico do sertanejo, das cidades do interior nordestino, ainda é sua maior referência. Nairon afirma que não há mistério no que ele faz. “Na verdade é porque faço com amor, com um carinho enorme pelas pessoas que acompanham minha carreira desde o início e pelos novos fãs do matuto. Tem gente que pensa que a criação do personagem e os repertórios que venho apresentando há décadas, não passam de uma brincadeira, mas se enganam, procuro tomar um banho de cultura popular para me inspirar”, disse.
Especialista em piadas de matutos começou a carreira de humorista em um grupo de dança folclórica na UFPB, onde recitava poesia de literatura de cordel e contava piadas entre um número e outro. Quando criou o personagem, incorporou todos os trejeitos, sotaque, e a malícia, típicos do homem do interior nordestino, que observa tudo com um ponto de vista simplório e ao mesmo tempo crítico.
Serviço:
Espetáculo O peru do Zé Lezin
Datas: 9 e 10 de novembro
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Casa do comércio
Ingressos: R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia-entrada)
Classificação: 14 anos