Ícone do site Dois Terços

Verão Patife apresenta: Fanta e Pandora – Uma Folia de Verão no teatro Gregório de Mattos

Talis Castro e Lelo Filho VERÃO PATIFE 2022 FOTO MERCURY

Em novembro de 2021 a Cia Baiana de Patifaria anunciou o encerramento das atividades, diante das dificuldades criadas e acentuadas após quase dois anos de pandemia. Mas os “patifes da alegria” começam o ano de 2022 com boas novas.

A convite da Fundação Gregório de Mattos, através do Projeto Diversão de Verão, em sua quinta edição, a trupe não só retoma as atividades artísticas, como relança o VERÃO PATIFE com uma série de eventos que agitarão o Quarteirão da Artes, Centro Histórico de Salvador, mais precisamente no Teatro Gregório de Mattos e Galeria da Cidade, no andar térreo, e se estenderá, também, pelos bairros de Vista Alegre, Cajazeiras e Valéria, dentro de outro projeto, o Boca de Brasa.

O VERÃO PATIFE, que teve diferentes versões em 1989, 1990 e 2013, vai além de apenas a temporada de um espetáculo e a nova versão em 2022 tem uma importância especial, pois celebra os 35 anos  da Cia Baiana de Patifaria e a agenda do grupo na alta estação está cheia de eventos: EXPOSIÇÃO REBOBINANDO OS 35 ANOS DA CIA BAIANA DE PATIFARIA, PAPOS DE ARTISTA e uma curta temporada de FANTA & PANDORA, uma versão pocket com personagens de A Bofetada.

VERÃO PATIFE 2022

EXPOSIÇÃO REBOBINANDO OS 35 ANOS

DA CIA BAIANA DE PATIFARIA

Todo o acervo dos oito espetáculos do repertório da Cia Baiana de Patifaria, incluindo cenários, figurinos, adereços, fotos e objetos de cena, passaram pela curadoria do ator Lelo Filho, diretor da trupe, e do artista Maurício Martins. São centenas de itens selecionados e que estarão expostos na Galeria da Cidade, andar térreo do Teatro Gregório de Mattos, criando um ambiente totalmente teatral com itens de ABAFABANCA, A BOFETADA, NOVIÇAS REBELDES, 3em1, A VACA LELÉ, CAPITÃES DA AREIA, SIRICOTICO e FORA DA ORDEM.

A exposição é uma homenagem especial ao ator Moacir Moreno, um dos fundadores da Cia Baiana em 1987, e a cada integrante do grupo dentro e fora de cena, afinal o teatro é uma arte artesanal e extremamente coletiva.

VERÃO PATIFE

PAPO DE ARTISTA

Com acesso gratuito para o público, atendendo à lotação permitida e protocolos da pandemia, o evento PAPO DE ARTISTA terá três edições com intervenções artísticas, temas diferentes e pretende ser um diálogo divertido entre a plateia e dez artistas convidados especiais, que já integraram e integram o grupo como: Lelo Filho, Marcos Barretto, Rodrigo Villa, Diogo Lopes Filho, Fernando Marinho, Bubba de Campos, Jarbas Oliver, Alexandre Moreira, Talis Castro e Fernanda Paquelet que, além de participar como atriz, será também mediadora da conversa. Antes de cada edição, um esquete com personagens queridos do público será apresentado.

O lançamento do PAPO DE ARTISTA, sobre o humor no teatro, com o tema VOCÊ TÁ RINDO DE MIM OU PARA MIM? (um dos bordões da personagem Fanta Maria), acontecerá dia 03 de março às 18h no Teatro Gregório de Mattos, quando Patrícia Faria ou Pat Faria, a musa da trupe interpretada pelo ator Talis Castro, dará as boas vindas e o diretor Fernando Guerreiro será um dos convidados para o bate-papo juntamente com Beth Rangel, coreógrafa e assistente de direção de Noviças Rebeldes.

As outras edições acontecem dia 17 de março (com o tema REBOBINANDO O TEATRO BAIANO) tendo como convidado o diretor e ator Harildo  Déda e o professor Raimundo Matos de Leão e no dia 31 de março representantes de vários grupos teatrais vão debater sobre o tema TEATRO: ARTE COLETIVA, sempre às 18h no Teatro Gregório de Mattos.

O PAPO DE ARTISTA ainda terá três edições nos espaços Boca de Brasa, da Fundação Gregório de Mattos, nos bairros de Vista Alegre, Cajazeiras e Valéria. A ideia é reunir o elenco da Cia Baiana de Patifaria em bate-papos com artistas dessas localidades da cidade.

FANTA & PANDORA

uma folia de verão

com improvisos dos personagens de A Bofetada

O maior desejo de qualquer ator, desde que a pandemia fechou teatros pelo mundo, é voltar ao tablado e se comunicar com seu público de novo. Há quase dois anos A Bofetada, a peça de maior sucesso da Cia Baiana, saiu de cena em março de 2020 diante dos protocolos de segurança impostos pela pandemia. Em 2022, VERÃO PATIFE criará a oportunidade da Cia Baiana de Patifaria retomar suas atividades, ainda não com A Bofetada na íntegra, mas com uma versão de FANTA & PANDORA cheia de novidades e participação de outros personagens que podem invadir o palco a qualquer momento. Essa foi a forma mais segura que os “patifes” pensaram para o palco não ficar vazio e poderem receber a lotação permitida para boas doses de gargalhadas. Os atores Lelo Filho (Fanta Maria), Rodrigo Villa (Pandora e Camila), Marcos Barretto (Vânia, Helena, Araci e Paloma) e o ator convidado Alexandre Moreira (Marivaldo) preparam boas surpresas para a curta temporada de uma nova versão com seus personagens. Como diria Fanta Maria: “Apertem os cintos, usem máscara e venham se divertir”. A peça entra em cena dia 05 de março às 18h, sempre aos sábados no Teatro Gregório de Mattos, em curta temporada.

FANTA & PANDORA ainda será apresentada nos espaços Boca de Brasa, da Fundação Gregório de Mattos, nos bairros de Vista Alegre (dia 11 de março) e Cajazeiras (dia 25 de março).

DIVERSÃO DE VERÃO

O Verão Patife integra a programação do projeto Diversão de Verão 2022, da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e Prefeitura de Salvador que, desde 2017, vem agregando ampla e diversificada programação artístico-cultural no verão de soteropolitano, promovendo a ocupação e dinamização dos espaços culturais geridos pela Gerência de Equipamentos Culturais (Gecult) da FGM, no período da alta estação. 

SERVIÇO:

O quê? VERÃO PATIFE com a Cia Baiana de Patifaria e vários eventos: Exposição Rebobinando os 35 anos da Cia Baiana de Patifaria, Projeto Papo de Artista em 3 edições com performances, temas e convidados diferentes e o espetáculo FANTA & PANDORA com a participação de outros personagens de A Bofetada. O projeto inclui também apresentações da Cia Baiana de Patifaria no Boca de Brasa em Vista Alegre, Cajazeiras e Valéria.

Quando?

Onde? Teatro Gregório de Mattos e Galeria da Cidade. As apresentações em Vista Alegre, Cajazeiras e Valéria acontecem nas sedes do Boca de Brasa.

Ingresso  para ‘FANTA & PANDORA folia de verão’: R$ 50,00 pelo Sympla.

Ingresso para o Papo de Artista: acesso gratuito através de reserva pelo link.

Ingresso para a Exposição: acesso gratuito através de reserva pelo link.

Produção: Cia Baiana de Patifaria.

Realização: Projeto Diversão de Verão, Fundação Gregório de Mattos e Prefeitura de Salvador.

Sair da versão mobile