No Circuito

Última semana do Festival Lusoteropolitana terá encontro com escritor angolano Ondjaki

Redação,
26/01/2023 | 12h01
(Foto: Divulgação)

A segunda edição do Festival Lusoteropolitana, encontro multiartístico que reúne produções do Brasil, Angola e Cabo Verde, receberá o escritor e poeta Ondjaki. O festival chega à última semana com atividades presenciais e on-line, que integram a programação voltada ao público adulto e infantil.

Ondjaki participará da mesa literária “Editar é preciso, distribuir é impreciso: livros e revistas literárias em língua portuguesa hoje” nesta quinta-feira (26), às 17h, no Teatro Sesc Senac Pelourinho. O encontro será mediado por Marcio Junqueira e receberá nomes como Deisiane Barbosa, Daniela Galdino e Daniel Farias.

Diversas ações artísticas e educativas promovem a cena local e proporcionam ao público um intercâmbio entre culturas lusófonas. O evento debate também temas contemporâneos sob a ótica de diferentes culturas.

A programação ainda oferece atividades gratuitas voltadas ao público infantil no Teatro Sesc Senac Pelourinho. Ainda nesta quinta-feira (26), Deko Lipe apresenta a contação de história “Brincoder”, às 14h. O espetáculo conta a história de Pepe, criança de oito anos que usa o poder do brincar para resolver as situações complicadas do dia a dia. Ao notar algo de errado com alguma de suas mães, ele usa o brinconder para animá-las. 

O “Bailinho da Aziza”, com Cássia Vale, apresenta a contação de história infantil na sexta-feira (27), às 14h. O espetáculo leva ao público a história de uma super-heroína com habilidade de contar sonhos e enfrenta o racismo com suas reflexões, músicas, danças e poesias.

Já sábado (28), “Astromélia”, apresentação com Jell Oliveira, leva ao público a contação de história infantil, às 14h. Astromélia, uma viajante do espaço, recolhe histórias a partir de suas aventuras extraterrestres. Na Terra, ela conta a história de uma princesa que conhece três curiosos palhaços em um encontro no qual se revelará grandes mistérios. O texto é originário da obra Cartas Lunares, de Rui de Oliveira. 

O festival também destaca o “Virote literário” no sábado (28). Artistas consagrados como Ondjaki, Tenille Bezerra, Daniela Galdino, Alex Simões irão receber convidados, às 22h, no Espaço Cultural Casa da Mãe, no Rio Vermelho.

O projeto é assinado por Fabio Vidal, do Território Sirius Teatro; João Guisande, da Vixe Cia de Teatro; Maria Clara Mendes e Daniela Chávez, da Cia de Teatro Improviso Salvador, com apoio da Associação Agroecológica Jaqueira, Casa da Mãe e Teatro Castro Alves, parceria da Biz Comunicação Integrada e Multi Planejamento Cultural e coprodução do Sesc Pelourinho.

Obedecendo aos decretos estaduais e aos protocolos de segurança, será obrigatório apresentar a carteira de vacinação e uso de máscaras para idosos, gestantes, imunossuprimidos e pessoas com comorbidades para ter acesso às atividades.

Serviço

Festival Lusoteropolitana

Data: Até 29 de janeiro

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$10 (meia)

Vendas: Bilheteria do Teatro Sesc Pelourinho