Troféu Cidadania e Direitos Humanos vai premiar deputada e coordenador do CPDD

Genilson Coutinho,
31/08/2023 | 19h08
Foto: Divulgação

A entrega da distinção é o ponto alto das comemorações pelo Mês da Visibilidade Lésbica

A cerimônia de entrega do troféu Cidadania e Direitos Humanos Moema Gramacho, iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial de Lauro de Freitas, vai ser o ponto alto do Mês da Visibilidade Lésbica e também o encerramento da “Semana do Orgulho de Ser quem Sou”. O evento será realizado nesta sexta-feira, 1º de setembro, no Cine Teatro da cidade e entre os agraciados com a distinção, destaque para o coordenador geral do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD LGBT-Ba), Renildo Barbosa, e para a deputada estadual de Sergipe, Linda Brasil, um dos maiores ícones da causa LGTBQIAPN+ em toda a Região Norte Nordeste do país.

Antes da premiação, serão empossados os membros do Comitê Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT. “O reconhecimento pela militância dedicada à causa LGBTQIAPN+ e, em especial, pelo trabalho desenvolvido à frente do CPDD, por um dos municípios mais importantes da Região Metropolitana de Salvador, é um grande incentivo para seguirmos na luta em defesa da população LGBTQIAPN+. E dividir este troféu com ninguém menos que a deputada Linda Brasil, um exemplo para todos nós, é sempre motivo de orgulho e imensa satisfação”, comemora Renildo.

VISITA – E não por coincidência este dia de homenagens e reencontros começa a tarde com a visita da deputada estadual sergipana Linda Brasil à sede do CPDD, localizado na rua do Tijolo, número 8, Pelourinho. “Como portadores das mesmas bandeiras de luta trocamos experiências e informações com várias lideranças do LGBTQIAPN+ de todo país e há muito tempo acompanhamos de perto o trabalho magnífico desenvolvido por Linda desde seus tempos de vereadora em Aracaju”, sentencia Renildo.

Foto: Divulgação

No CPDD, instrumento da Secretária de Justiça e Direitos Humanos, executado pela Instituição Beneficente Conceição Macedo, Linda Brasil vai conhecer a equipe multidisciplinar formada por profissionais do Direito, Pedagogia, Assistência Social e Psicologia, responsável pelas atividades desenvolvidas em todo o Estado da Bahia, sempre em defesa da cidadania plena. São cursos profissionalizantes, mentorias, aulas preparatórias para as provas do Encceja ou Enem, acolhimento psicossocial e acompanhamento jurídico gratuito durante o processo para retificação de prenome e gênero, entre outros. Como diria Rita Lee, “Aju é Linda”. Assim como a Bahia é Brasil