No Circuito

Teatro

Teatro Griô apresenta quinta edição do projeto Tempo de Histórias

Redação,
24/10/2022 | 23h10
Foto: Pedro Machado

Em 2022, o projeto Tempo de Histórias da Cia de Teatro Griô, realiza a sua quinta edição, que traz espetáculos selecionados do repertório do grupo, inspirados em narrativas de tradição oral tecidas em diferentes tempos e lugares. Com opções para toda a família e apresentações para o público de todas as idades. As apresentações acontecem de 05 a 27 de novembro (sábados e domingos), no Teatro SESI Rio Vermelho.

Para este ano a companhia reuniu as montagens Minha Aldeia; Os Sábios de Chelm – histórias absurdas; Tringuilim – no tempo em que os bichos falavam e Yalodê – histórias afro-brasileiras, quatro espetáculos dirigidos por Rafael Morais, que diferem nos temas, nos caráteres das narrativas, nas estratégias de encenação e nas atmosferas cênicas.

O espetáculo Minha Aldeia é uma sessão de histórias e cantigas da Companhia Teatro Griô, que traz mitos e contos populares de tradições africanas, afro-brasileira, indígenas e ibérica, entremeadas de cantigas. Ancestralidade e sabedoria popular são os fios condutores desta sessão. As fábulas recheadas de magia trazem à cena histórias de muitos tempos e lugares diversos, sempre costuradas por músicas, onde traduzem-se a vida e o encanto do ser humano, com contos populares, mitos e histórias de animais astutos e sagrados. O espetáculo consegue unir histórias leves, engraçadas e líricas, que permaneceram vivas em nossa memória através dos tempos na tradição oral e levam a refletir sobre nós mesmos, nosso olhar, nossa vivência em comunidade e nossa presença no mundo. Aos sábados de novembro, às 16 horas, no Teatro do SESI Rio Vermelho.

Os Sábios de Chelm – histórias absurdas, é uma sessão de histórias livremente inspirada nos lendários contos judaicos da inusitada cidade de Chelm, morada dos maiores sábios de todos os tempos, famosos por resolver os problemas de toda a gente. Porém, cansados de ter que exercer exaustivamente a função de sábios, decidiram que iriam se fazer de tolos. Mas desempenharam tão bem o seu papel, que esqueceram de ser sábios e passaram a ser cada vez mais tolos. Em tempos de grande intolerância, violência, inflamação e dor, Os Sábios de Chelm nos ensinam, através da sabedoria de aprender a rir de si mesmo, a sermos mais tolerantes diante do contraditório, das situações conflituosas e das ambiguidades humanas. Revelando que rir, além de ser o melhor remédio, pode curar a nossa sisudez, arrogância e verdadeira estupidez de nos acharmos os donos da verdade. O espetáculo será apresentado aos sábados 05 e 12 de novembro, às 20 horas, no Teatro do SESI Rio Vermelho.

O público de todas as idades poderá assistir ao espetáculo Tringuilim – no tempo em que os bichos falavam, uma sessão de contos populares de tradições diversas, alinhavados por cantigas e versos. As fábulas de tempos distantes e lugares imaginários, são recheadas de encantamento, humor e aventura. Nas histórias de Tringuilim,  traduz-se a magia de animais astutos e singelos que falam pelos cotovelos, bicos, patas e penas. Venha viajar através destas tramas leves, engraçadas e líricas, que permaneceram vivas em nossa memória ao longo dos tempos na tradição oral! Tringuilim nos convida a sonhar acordados, através da palavra maravilhosa de bichos que tem muito a nos contar. Tringuilim – no tempo em que os bichos falavam, pode ser conferido aos domingos de novembro, às 16 horas, no Teatro do SESI Rio Vermelho.

O espetáculo Yalodê – histórias afro-brasileiras traz nos sábados 19 e 26 de novembro, às 20 horas, uma sessão de histórias inspirada na mitologia dos orixás. O espetáculo traz à cena histórias, cantigas e orikis para revelar a força, beleza, sabedoria e encantamento das tramas de deusas da cultura afro-brasileiras. A palavra iorubana yalodê é um título para designar a mulher mais importante do lugar, aquela que lidera as mulheres na cidade, a dona do grande poder feminino. Essa sessão de histórias, assim como a atitude da Yalodê que divide sua riqueza com o seu povo, proporcionará – com simplicidade, sinceridade e despojamento – compartilhar com o público verdadeiras jóias da ancestralidade afro-brasileira: mitos que são presentes para nossa escuta e nossa alma. O espetáculo será apresentado aos sábados 19 e 26 de novembro, às 20 horas, no Teatro do SESI Rio Vermelho.

SOBRE A CIA TEATRO GRIÔ

A Cia. Teatro Griô é uma companhia artística com 24 anos de estrada que desenvolve pesquisas e metodologias próprias inspiradas na Tradição Oral, na Arte de Narrar histórias, no Circo-Teatro e na Cultura da Infância. Criada pelos artistas Rafael Morais e Tânia Soares, a companhia além de espetáculos, encontros e pesquisas, oferece cursos e oficinas artísticas para pessoas com ou sem experiência de todas as idades. A Cia Teatro Griô realiza os encontros “Teatro Griô em Flor –  Encontro Artístico Inspirado nas Narrativas de Tradição Oral”; o “Teatro a Céu Aberto – Encontro da Arte do Teatro de Rua”; o “Festa no Céu – Encontro Artístico de Valorização da Cultura da Infância”; e os eventos “Tempo de Histórias – Mostra de repertório com espetáculos da Companhia Teatro Griô”, “Histórias Afro-Brasileiras”, “Sarau à flor da Palavra” e “Noites Griô – Sessões para ouvir e narrar histórias”.

SERVIÇO: TEMPO DE HISTÓRIAS

Local: Teatro do SESI Rio Vermelho

Ingressos: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia). A venda na bilheteria Teatro do SESI Rio Vermelho e no sympla www.sympla.com.br

Datas e Horários dos espetáculos:

Minha Aldeia – Aos sábados de novembro, às 16 horas;

Os Sábios de Chelm – histórias absurdas: aos sábados 05 e 12 de novembro, às 20 horas.

Tringuilim – no tempo em que os bichos falavam: Aos domingos de novembro, às 16 horas;

Yalodê – histórias afro-brasileiras: aos sábados 19 e 26 de novembro, às 20 horas.

Contatos: whatsApp (71) 9 8763-5293 / 9 8763-5220 teatro@teatrogrio.com.br

www.teatrogrio.com.br