Teatro Gregório de Mattos apresenta Quintas são Gregorianas
Todas as quintas, às 19h, a literatura ganha espaço no Teatro Gregório de Mattos, com as Quintas Gregorianas. A ação integra a programação deGREGÓRIOS, exposição interativa sobre vida e obra de Gregório de Mattos, figura emblemática, crítica e muito à frente do seu tempo. Na mostra, além do cenário seiscentista pareado com a alta tecnologia da modernidade que narra a trajetória do poeta, foi destinado um espaço com um tablado para encontros, saraus, declamações, lançamento de livros, rodas de conversa, slam e muito mais. Agora, todas as quintas-feiras de Salvador são Gregorianas!
Abrindo a primeira temporada, no dia 18/01, acontece a roda de conversa Quantos Gregórios?. Bate papo descontraído sobre as diferentes facetas do poeta Gregório de Mattos, sua vida e obra a partir das pesquisas realizadas para construção dos trabalhos artísticos: a exposição GREGÓRIOS e o espetáculo Boca a Boca. Os convidados serão Raul Moreira, jornalista e cineasta, responsável pela pesquisa e textos da exposição GREGORIOS; Carla Zollinger, arquiteta e Urbanista, assina a curadoria e projeto expográfico de GREGORIOS e do dramaturgo e encenador, João Sanches, que dentre seus trabalhos, destaca-se o roteiro do espetáculo Boca a Boca – Um solo para Gregório, com o ator Ricardo Bittencourt.
Dia 25/01 é a vez do poeta James Martins comandar um encontro lítero-musical baseado na obra do Boca do Inferno: o Sarau Samba-reggae Gregoriano de Mattos (o sistema é fruto) que vai contar ainda com a interação do público através dos smartphones.
Já no dia 1/02 a música comanda o palco de GREGÓRIOS com OCO do Átomo em Imersão Gregoriana. O duo formado por Heitor Dantas, sua guitarra preparada e objetos sonoros inventados e Orlando Pinho, vocalizações, promete uma imersão na obra de Gregório de Mattos através do uso de Instrumentos, voz, sons, textos, gestos… onde, como descreve a dupla “no pulso do tempo encontram-se com o não tempo numa zona de experimento onde não se sabe direito para onde vão os sentidos“.
A exposição GREGÓRIOS segue aberta ao público de quarta a domingo, das 14h às 19h.
SERVIÇO
Dia 18 – 19H – Roda de conversa Quantos Gregórios? – com a participação do jornalista Raul Moreira, da arquiteta e urbanista Carla Zollinger e João Sanches, dramaturgo e encenador.
Dia 25 – 19h – Samba-reggae Gregoriano de Mattos (o sistema é fruto) – recital de poesia e literatura musicado, baseado na obra do Boca do Inferno, sob comando do poeta James Martins.
Dia 1/02 – 19h – OCO do Átomo em Imersão Gregoriana – imersão na obra de Gregório de Mattos através de instrumentos, voz, sons, textos, gestos sob o comando do duo formado por Heitor Dantas e Orlando Pinho.
Evento aberto ao público