SP: Ações pelo dia do orgulho LGBT+ nas estações de metrô

Junho é o mês do Orgulho LGBTQIA+ e, para reafirmar os direitos dessa população, as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade promovem em suas estações iniciativas que visam celebrar a data, disseminar informações e combater preconceitos.
Uma das ações inclui a presença de unidades móveis LGBTI em estações da Linha 4-Amarela. Os atendimentos começam em junho e se estendem pelos meses de setembro, outubro e dezembro, conforme calendário abaixo. As unidades são vinculadas à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da Prefeitura de São Paulo e estarão nas estações com o objetivo de disseminar informação e promover acolhimento para pessoas LGBTQIA+, em prol de uma comunidade sem intolerância.
A área desenvolve ações permanentes de respeito à diversidade sexual e combate à homofobia e transfobia, dando atendimento a vítimas de violência e discriminação, além de orientações gerais, com apoio jurídico, psicológico e de serviço social, também em seus centros de cidadania.
Duas exposições, com curadoria do jornalista e produtor cultural Maurício Coutinho, se integram à programação: “Dignidade Já: LGBTQIA+” e Diversidade de Gênero – Cidadania e Respeito”. A primeira conta com fotos de personagens que lutam pela conquista de direitos, como o jornalista Leão Lobo, as trans Antara Gold e Camila Prins, as drags Silvetty Montilla, Thalia Bombinha e Lady Fama, e Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBTQIA+ do Brasil. A outra mostra leva ao público ilustrações de personalidades do segmento, produzidas pelo artista plástico Luciano Meskyta.
Em ambas o público tem acesso a informações sobre as leis e conquistas da população LGBTQIA+, exemplificadas com a consultoria da advogada Iolanda Aparecida Mendonça, especializada em direito homoafetivo. Em algumas estações, escadas adesivas com as cores do arco-íris lembram as pessoas sobre a importância do respeito à diversidade.
“Sempre é tempo de comemoração pelas conquistas e de conscientização contra o preconceito, a violência e pelo respeito à diversidade, temas que fazem parte de várias ações desenvolvidas pela ViaQuatro e ViaMobilidade ao longo do ano, reforçando nossa perspectiva de atuar pela mobilidade humana”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias.
Unidade móvel: informação e apoio nas estações da Linha 4-Amarela
Mostras até 30 de junho:
- “Dignidade Já – Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+”: Estação Faria Lima – Linha 4-Amarela de metrô
- “Diversidade de Gênero – Cidadania e Respeito”: Estação Campo Belo – Linha 5-Lilás de metrô
Unidade Móvel LGBTIA+ em estações da Linha 4-Amarela, de junho a dezembro:
Sobre o Dia do Orgulho LGBTIA+:
O Dia do Orgulho LGBTIA+ foi criado e é celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade LGBTIA+ pelos seus direitos:
a Rebelião de Stonewall Inn. Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade
LBGTIA+ contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades. A partir deste acontecimento foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas. A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito. A Revolta de Stonewall Inn é tida como o “marco zero” do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século XX.
Sobre a ViaQuatro:
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.