Shows de Gab Ferruz e Roberto Mendes, debates, cinema e exposições marcam a semana dos 15 anos do Palacete das Artes
A semana de comemorações pelos 15 anos do Palacete das Artes está repleta de atrações e novidades. Além das exposições em cartaz no museu, o cinema desta sexta (25) de novembro, às 16h30, apresenta o filme ‘Pierre Verger, mensageiro entre dois mundos’. Com direção de Lula Buarque de Hollanda e apresentado por Gilberto Gil, o documentário foi filmado na África, França e Bahia e aborda a trajetória do grande fotógrafo e etnólogo francês radicado na Bahia.
Também na sexta-feira (25), às 16h30, o público está convidado a participar de uma visita guiada à exposição Remember Me (Galeria Mansarda do Palacete das Artes), seguida de um debate “A arte da fotografia como expressão terapêutica das feridas do feminismo”, com as participações da fotógrafa Cristina Cenciarelli e da psicóloga Isabella Barreto.
Sábado pela manhã (26, às 8h30), o museu sediará mais um encontro do projeto “Meditação, autoconhecimento e neurociências”, coordenado pelo neurocientista, escritor e professor doutor (Ufba), Bruno Pitanga (Instituto Bruno Pitanga). O objetivo é ajudar o participante no controle e redução do estresse e da ansiedade do dia a dia. A inscrição pode ser feita diretamente pela plataforma Sympla (Link na Bio Palacete das Artes).
Já na tarde de sábado (26, às 15h30), o projeto Trocando Palavras, além da tradicional troca de livros e brinquedos, apresenta o debate “Mídia e antirracismo”: experiência e perspectivas. Durante o encontro, comunicadoras e comunicadores irão apresentar suas inserções na produção de conteúdos de combate ao racismo. A mesa vai contar com a participação das jornalistas Cleidiana Ramos, Meire Oliveira e Valéria Lima e do dramaturgo Gildon Oliveira. O ambiente da comunicação social é um dos mais importantes sistemas de representação e, por esse motivo, as ações de valorização da cultura afro-brasileira são fundamentais.
Um show da cantora e compositora Gab Ferruz completa a agenda do sábado, às 17 horas. Vibrante, Ferruz destacou-se nacionalmente ao participar do ”Super Star”, em 2016, à frente da banda Alphazimu e ”The Voice”, em 2017, onde lançou sua carreira solo e foi semifinalista. Em 2021, conquistou o prêmio de “Melhor Intérprete ”do Festival de Música da Rádio Educadora FM com a canção “A-Fé-To”, faixa-título do seu primeiro álbum. E com uma sonoridade que transita entre diversos ritmos no universo percussivo afro-baiano, Gab leva para os palcos, em diferentes formatos, interpretações marcantes de clássicos da música brasileira e baiana, além das canções autorais, com muito balanço, força e encanto.
Domingo (27), às 17 horas, é o dia de comemorar os 15 anos do Palacete com o show do cantor e compositor Roberto Mendes. Filho de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, cidade da qual nunca se mudou, sua música viajou o mundo em sua própria voz e na interpretação de artistas como Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Sérgio Mendes, Gilberto Gil, Mariene de Castro, Fabiana Cozza, Virgínia Rodrigues, Daniela Mercury, entre outros.
Roberto Mendes vai apresentar os repertórios dos seus mais recentes lançamentos: “Na base do cabula” e “Catetê” bem comoclássicos da sua carreira, composições resultantes de décadas de pesquisa e dedicação a dois gêneros musicais tradicionais da sua região: o xaréu e a chula. “Quem vem lá sou eu” é um verso conhecido no samba chula e também uma representação da metafísica do Recôncavo Baiano: a capacidade de olhar para si desde fora, de se reconhecer e reinventar. O músico faz, portanto, o que ele chama de prestação de contas: um modo de mostrar ao mundo o que ele aprendeu com as matrizes culturais de seu povo. Ao longo de mais de quarenta anos de carreira, já lançou 11 álbuns, 2 livros, 1 DVD, 1 EP além de inúmeros shows, workshops e palestras ao redor do mundo.
À disposição do público estão as exposições Ojú Okan Orixás, que apresenta como elo central os retratos dos Orixás feitos pelo fotógrafo baiano André Fernandes, que se unem às linguagens dos artistas plásticos Edmundo Reis, Sérgio Amorim e Sérgio Bordim, além de “Remember Me” – da fotógrafa italiana radicada na Bahia – Cristina Cenciarelli; “Triennaledi Milano: Uma História em Cartazes”; “Habitantes de Cidade”, do artista Adilson Santos;“ Espaço Mario Cravo Jr” e a loja de cerâmica (localizada no térreo).
O Palacete das Artes é um órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC)/ Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).
SERVIÇO
15 ANOS DO PALACETE DAS ARTES
25, às 16h30 – Exibição do filme ‘Pierre Verger, mensageiro entre dois mundos’
25, às 16h30 – Visita guiada à exposição Remember Me e debate “A arte da fotografia como expressão terapêutica das feridas do feminismo”, com a fotógrafa Cristina Cenciarelli e da psicóloga Isabella Barreto.
26, às 15h30 – Trocando Palavras (troca de livros e brinquedos e debate “Mídia e antirracismo: experiências e perspectivas”.
26, às 17h – Show da cantora e compositora Gab Ferruz
27, às 17h – Show do cantor e compositor Roberto Mendes