No Circuito

Show ‘Trinca do Samba’ homenageará 70 anos de carreira do sambista Walmir Lima

Redação,
21/02/2025 | 21h02
Walmir Lima (Foto: Sérgio Benutti)

O cantor, compositor e poeta do samba baiano, Walmir Lima, será o grande homenageado do projeto “Trinca do Samba”, que vai reunir as cantoras Belpa e a própria filha do artista, a também cantora Gabriela Lima, no Carnaval de Salvador. O show “Trinca do Samba – Uma Homenagem a Walmir Lima” vai ocupar o Largo do Pelourinho (em frente à Casa de Jorge Amado), no domingo de Carnaval, dia 2 de março, às 17h, trazendo o samba ancestral, desde as suas origens africanas até as suas influências no samba contemporâneo.

O projeto artístico-musical inédito “Trinca do Samba – Uma Homenagem a Walmir Lima” tem como objetivo prestar uma rica homenagem em vida ao compositor, poeta e artista que levou a Bahia para o mundo através de suas canções que trazem as dores, discriminações e humilhações sofridas pelos nossos ancestrais, mas também as alegrias e motivações do povo negro baiano. 

Compondo a Trinca ao lado do anfitrião, estarão sua filha Gabriela Lima, que vem encantando as rodas de samba da cidade, e Belpa, intérprete de clássicos da música popular brasileira e das variações rítmicas do samba. No repertório, os artistas levarão seus clássicos e de outros grandes compositores e intérpretes. O samba de Walmir Lima estará no centro do palco, cercado de canções populares de grande conhecimento do público e das antigas. 

Sobre Walmir Lima

Oriundo de uma família musical e de uma geração de grandes mestres sambistas como Batatinha, Panela e Tião Motorista, Walmir Lima, com uma trajetória de mais de 70 anos,  é conhecido nacionalmente por composições de sambas enredos para agremiações carnavalescas como Filhos do Tororó, Amaralina, Filhos da Liberdade, dentre outras. Já animou muitos Carnavais, em blocos tradicionais como Mercadores de Bagdá, Os Internacionais, Os Corujas e Alerta Mocidade, atualmente Alerta Geral. Pouco a pouco seu talento foi se disseminando por todo território nacional, levando-o até a terras estrangeiras com turnês nos Estados Unidos e Europa. Sua obra é marcada por grandes sucessos como “Ilha de Maré”, na voz de Alcione, “Dindinha Lua”, gravada por Beth Carvalho e “Samba, Canto Livre de Um Povo”, interpretada por Ederaldo Gentil.

Sobre Elas

A artista Belpa apresenta uma proposta musical inovadora, ousada e recheada de variações rítmicas que valorizam as raízes brasileiras. Entoando em seu set list clássicos da MPB, bossa nova e samba, ela não perde de vista sua pluralidade contemporânea, que vem lhe permitindo abrir portas do mundo da música em diversas vertentes, gêneros e sensações. 

Gabriela Lima

E em 2017, Gabriela fez a sua primeira participação solo puxando o Bloco Só Samba de Roda no Furdunço e Fuzuê, nas ruas do Pelourinho e no Circuito Osmar. O ano também foi de sua estreia em estúdio, quando gravou seu primeiro CD cantando sambas do compositor Osvaldo Bomfim, Alberto Fonseca, Walmir Lima, e de sua própria autoria. Desde 2020 trabalha na produção de seu terceiro álbum. 

SERVIÇO

O que: Show “Trinca do Samba – Uma Homenagem a Walmir Lima”, com Walmir Lima, Belpa e Gabriela Lima

Onde: Largo do Pelourinho

Quando: Dia 2 de março (domingo), às 17h

Gratuito