A BASF promoveu, entre os dias 18 a 21 de outubro, a terceira edição da Semana de Diversidade & Inclusão para os colaboradores e colaboradoras em toda América do Sul. Foram discutidos, ao longo da programação, temas como liderança, diversidade entre as gerações, parentalidade, pluralidade cultural, inclusão, autoconhecimento e segurança psicológica.
Essa agenda contou com a participação de executivos da empresa, representantes dos Grupos de Afinidade e demais colaboradores. Com o tema “Abrace as diferenças”, a BASF debateu como iniciativas simples — um abraço, por exemplo – pode proporcionar uma conexão real entre as pessoas. A companhia acredita que é preciso respeitar e acolher as diferenças presentes em cada indivíduo para que possa ser construído em conjunto um espaço de entendimento.
Para Maíra Simionato, Gerente de Desenvolvimento e Aquisição de Talentos e Employer Branding na BASF, a empresa prioriza em sua estratégia organizacional ações que valorizem a diversidade e à promoção da inclusão em seu ecossistema, desde os processos seletivos, passando pelos programas de desenvolvimento e retenção de talentos, até a sua cadeia de fornecimento. “Na BASF, praticamos o nosso ‘Jeito E’, uma postura que nos permite ser produtivos e sustentáveis ao mesmo tempo, gerando impacto positivo para a sociedade e para o meio ambiente. A mesma visão nos orienta durante a valorização da diversidade e da inclusão: não há ‘ou’, praticamos o ‘e’, promovemos a conexão entre as pessoas”, pontua.
Diversidade e Inclusão na prática
A companhia atua com diferentes grupos de afinidade, com colaboradores e colaboradoras, voluntários e voluntárias da empresa: o BYOU, garantindo o respeito e inclusão das pessoas LGBTI+; Women in BASF (WIB), focado na equidade de gênero; o Black Inclusion Group (BIG), voltado à equidade racial, o Be Different, que fomenta a inclusão das pessoas com deficiência e o X-Generations @BASF (XGen) que valoriza a diversidade de gerações.
Alguns desses grupos possuem uma rede de aliados e aliadas, levando o tema ainda mais adiante na empresa. Todos os envolvidos contribuem com o desenvolvimento do calendário da área de Diversidade & Inclusão, participando ativamente da organização de eventos, cooperando com as campanhas e comunicados internos.
Times diversos, operando em um ambiente inclusivo e em uma cultura de respeito, trazem interações de maior valor, geram inovação e soluções diferenciadas. “Como parte da governança do tema na companhia, contamos com uma área dedicada. O time de D&I faz parte do time de liderança de RH para a América do Sul e atua também de forma a integrar os conceitos de D&I como um pilar crucial para todos os diversos subsistemas e processos de RH, por exemplo: práticas de Recrutamento & Seleção, Desenvolvimento de Liderança, Experiência do Colaborador, Remuneração e Benefícios etc“, finaliza a executiva.
A BASF, em linha com suas estratégias global e regional de Diversidade & Inclusão de aumentar continuamente a equidade e pluralidade de seus colaboradores, criou seu Banco de Talentos de Diversidade, com objetivo de buscar profissionais para atuar nos diferentes segmentos da empresa. O banco é destinado a pessoas com deficiência, mulheres, membros da comunidade LGBTI+, pessoas com mais de 50 anos e pessoas pretas e pardas. Os profissionais interessados podem se inscrever na página exclusiva da BASF na internet, onde serão avaliados para futuras vagas de emprego que abrirem na companhia que está investindo em diversas ações afirmativas para buscar a representatividade das sociedades onde opera, indo também além de seus muros ao influenciar a cadeia de valor e acredita que o tom e o exemplo para D&I como um pilar estratégico têm que vir da alta liderança, para poder permear verdadeiramente na organização.
Prêmios conquistados em 2022
Em 2022, a BASF foi destaque entre as empresas do setor Químico e Petroquímico na Pesquisa Ethos, em parceria com a revista Época Negócios. Entre as 169 empresas ouvidas, 72 se destacaram em temas de diversidade e inclusão. A empresa foi destaque nas categorias de inclusão de pessoas com deficiência, promoção da equidade de gênero, promoção da equidade racial, promoção dos direitos LGBTI+ e equidade geracional.
Além dele, a empresa foi reconhecida com Selo Paulista da Diversidade, concedido pelo Governo de São Paulo às organizações públicas, privadas e da sociedade civil que desenvolvem ou se comprometem a desenvolver boas práticas de promoção e valorização da diversidade. A BASF foi uma das 51 empresas contempladas com o selo.
O Prêmio Instituto Mais Diversidade, em parceria com o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, e a Human Rights Campaign Foundation, colocaram a BASF entre as empresas reconhecidas no prêmio Melhores lugares para trabalhar para pessoas LGBTI+ 2022. A premiação, que tem objetivo de destacar corporações que possuem as melhores ações inclusivas.
Por fim, a empresa conquistou o 1º lugar na categoria divulgação de metas e objetivos de equidade racial e ações de enfrentamento antirracista no Melhores Empresas em Prática e Ações da Diversidade, promovido pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, da qual a BASF faz parte.