Ícone do site Dois Terços

Secretaria Municipal da Saúde presta solidariedade a enfermeiro vítima de homofobia em academia de Salvador

Abdon BritoFoto: Arquivo Pessoal

A Secretaria Municipal da Saúde presta solidariedade ao enfermeiro e coordenador da Atenção Primária em Saúde de Salvador, Abdon Brito, vítima de homofobia na noite da última terça-feira (18), em uma academia de Salvador, localizada no bairro de Brotas.

Profissional qualificado, dedicado e comprometido com o cuidado à saúde da população soteropolitana, Abdon Brito é graduado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2016), e especialista na modalidade Residência em Saúde Coletiva com Ênfase em Gestão e Planejamento em Saúde no Instituto de Saúde Coletiva/UFBA/SESAB (2019).

O titular da saúde municipal, Leo Prates, manifestou repúdio à situação vivenciada pelo profissional: “Repudiamos veementemente o episódio lamentável de homofobia ocorrido com o Abdon Brito, profissional- gestor na saúde municipal. Nós não toleramos situações dessa natureza, nos solidarizamos com ele, e esperamos que não volte a ocorrer com nenhuma outra pessoa por qualquer tipo de discriminação. Não cabe mais esse tipo de atitude desrespeitosa, vergonhosa e no mínimo abominável”, declarou.

Além de atuar na saúde municipal há cerca de um ano, o enfermeiro é aluno do Mestrado Profissional no Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva/UFBA. Participou de atividades de pesquisa, extensão, com destaque na realização de Mobilidade Acadêmica através do Programa Ciência sem Fronteiras/Brazilian Scientific Mobility Program (2014-2015), na State University of New York at Albany (SUNY Albany), nos Estados Unidos e estagiou no Center for Global Health na School of Public Health da mesma Instituição.

Sair da versão mobile