Em uma parceria inédita, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Unijorge implantam o primeiro Centro de Referência Paralímpico da Bahia. A cerimônia de lançamento será na próxima terça-feira (20), às 19h, na Unijorge – campus Paralela, e contará com a participação do reitor da instituição, Nédio Pereira Júnior; do representante do CPB, Virgílio Leiro; e representantes de órgãos e entidades ligadas ao poder público municipal e estadual.
O Centro de Referência Paralímpico vai atuar no apoio e incentivo de práticas esportivas e desenvolvimento de pessoas com deficiência de 7 a 17 anos, e tem como objetivo identificar, treinar e acompanhar talentos paralímpicos para formação de atletas nas modalidades de atletismo, bocha e badminton, inicialmente. Para o reitor da Unijorge, Nédio Júnior, “o Centro de Referência é um avanço para o fomento pela inclusão das pessoas com deficiência em todo o estado. A iniciativa traduz a preocupação da Unijorge em dar visibilidade a pautas que são socialmente referenciadas e urgentes. Essa parceria com o CPB é muito importante para nós, pois acreditamos que educação, esporte e inclusão caminham juntos”.
Para as atividades, o Centro vai contar com os principais laboratórios da Unijorge e terá também equipamentos específicos, enviados pelo CPB, para as modalidades iniciais. Segundo o representante do Comitê Paralímpico Brasileiro, Vergílio Leiro, “a chegada do Centro de Referência Paralímpico da Bahia é uma conquista histórica de uma luta pelo direito e garantia do acesso da pessoa com deficiência ao paradesporto, reconhecendo a potencialidade ao invés da deficiência”.