Cinema

No Circuito

Roteirista baiana ,CPDD LGBT e site Dois Terços promovem oficina de roteiro para cinema para população LGBTQIAPN+; inscrições abertas

Genilson Coutinho,
07/04/2023 | 22h04
Cinema LGBTQIA+ (Imagem ilustrativa)

Da ficção para a realidade. A trajetória de vida da maioria esmagadora da população LGBTQIAPN+ tem ingredientes suficientes para se transformar em um comovente roteiro de cinema, seja baseado em fatos reais, com cenas dramáticas e pitadas de humor, ou com as cores fortes da mais animada das ficções. A boa notícia é que os personagens da vida real podem agora mergulhar no universo mágico do cinema através da Oficina de Roteiro que será ministrado por Carollini Assis, entre os dias 17 e 22 de abril, no Casarão da Diversidade, no Pelourinho.

A Gestora de negócios criativos Carollini Assis ministra oficina com vagas limitadas no Casarão da Diversidade


A oficina é o resultado da parceria inédita entre o Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD LGBT-Ba) com a Bocapiu Conteúdo Criativo e o site Dois Terços. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas através do link . Mas é preciso correr, porque o número de vagas é limitado.
Especializada em roteiros para Cinema e Vídeo, Carollini aprofundou os estudos na área do Audiovisual na EICTV de Cuba. Ela explica que o projeto da oficina foca nos primeiros passos para a estruturação de um projeto de séries ou filmes de curta ou longa metragem, que necessariamente começa pela elaboração do argumento e roteiro. “É uma forma de promover acessibilidade ao mercado audiovisual, principalmente para minoria que tem raras oportunidades, tanto na construção de suas próprias narrativas, quanto na produção fílmica”, pondera Carollini.
Genilson Coutinho, do site Dois terços, da ênfase a mensagem de Carollini. “O mundo do cinema, que parece algo distante e inacessível, está ao alcance da mão. Sonhamos em ver estas pessoas desnudando suas próprias vidas e se apropriando das suas próprias histórias através da Sétima Arte”.
Para Carollini a motivação principal é justamente poder multiplicar e dividir conhecimento. “É uma oportunidade de compartilhar minha visão de mercado com novos sujeitos do processo da escrita criativa e colaborar para que cada vez mais novas histórias sejam contadas a partiu de quem as imagina ou vive, sem que isso perpasse por atravessamentos e apropriações”, sentencia a cineasta.

SERVIÇO
O QUE: Oficina de Roteiro para Cinema e Vídeo
QUANDO: entre 17 e 22 de abril
ONDE: Casarão da no Diversidade, Pelourinho
QUEM: Roteirista Carollini Assis