Ouça este post.

rojeto Pajubá abre edital para seleção de articuladores em quatro estados brasileiros

Genilson Coutinho,
09/02/2026 | 17h02

                                                                     Crédito: Maicon Douglas

A Abong (Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais) lança hoje o edital Pajubá em movimento: Por territórios antirracistas e sem LGBTfobia. Parte do Projeto Pajubá – que busca fortalecer organizações e coletivos que atuam na defesa de direitos da população LGBTQIA+ -, a iniciativa selecionará seis articuladores ou mobilizadores de diferentes territórios. As inscrições permanecem abertas até o dia 22 de fevereiro. 

O projeto é realizado em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, via emenda parlamentar da Deputada Federal Juliana Cardoso (Termo de Fomento N° 964014/24).  Os selecionados vão atuar junto às OSCs associadas de cada território, e serão responsáveis por colocar em prática o plano de articulação contra preconceito de raça e sexual, além de auxiliar na formação de representantes das instituições e preparar relatórios de atividades. Elas terão duração de quatro meses (com previsão de início em abril) e serão remuneradas sob regime de contratação de pessoa jurídica. Os candidatos precisam morar ou atuar, obrigatoriamente, no território das vagas, que estão distribuídas estrategicamente, sendo:

  • São Paulo (3 vagas): Capital, Baixada Santista (Santos ou Praia Grande) e Araraquara.
  • Pará (1 vaga): Ilha do Marajó (Soure ou Salvaterra).
  • Pernambuco (1 vaga): Caruaru.
  • Rio Grande do Sul (1 vaga): Porto Alegre e Região Metropolitana.

Pessoas interessadas em fortalecer a articulação social em seus territórios podem acessar o edital completo e realizar a inscrição aqui

Sobre o Projeto Pajubá
O Projeto Pajubá foi idealizado pela Abong e busca fortalecer a atuação de organizações e coletivos que trabalham na defesa de direitos da população LGBTQIA+ no Brasil, por meio de processos formativos, capacitação política e de advocacy/incidência, atuação em rede, promoção de assessoria jurídica e apoio ao desenvolvimento institucional. 

Sobre a Abong
A Abong – Associação Brasileira de ONGs é uma associação nacional criada em 1991 com o objetivo de fortalecer as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) brasileiras que trabalham na defesa e promoção de direitos humanos, democracia e bens comuns. A Abong atua ao lado de movimentos sociais e dialoga com governos por um mundo ambientalmente justo, com articulações e proposições para as agendas de cibersegurança, LGBTQIA+, antirracista, participação social e luta contra todas as formas de discriminação e desigualdades.