Reunião na Câmara de Caxias do Sul debaterá preconceito contra pessoas que vivem com HIV
Equipe da ONG Construindo Igualdade tem atuação no combate ao preconceito contra pessoas que vivem com HIV/ Foto José Roberto Silveira
A ONG Construindo Igualdade, de Caxias do Sul, promove nesta quinta-feira (4), às 14h, a Reunião Pública Viva Cazuza: Enfrentamento ao Estigma e aos Preconceitos Relacionados ao HIV. Realizado em parceria com o Fórum de ONGs Aids do Rio Grande do Sul e a Rede Nacional de Mulheres Travestis e Transexuais e Homens Trans Vivendo e Convivendo com HIV/Aids, o encontro tem por objetivo debater os efeitos do estigma social e das múltiplas formas de preconceito que atingem as pessoas vivendo com HIV/Aids. A reunião será realizada na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, na Câmara Municipal de Caxias do Sul.
No entendimento dos organizadores, mesmo diante dos avanços biomédicos e de políticas públicas de prevenção combinada, a epidemia do HIV continua marcada pelo estigma que desumaniza e silencia as pessoas que vivem com o vírus. Foram convidados para discutir o tema profissionais da saúde, assistência social, educação, direitos humanos, parlamentares, pesquisadores, ativistas, lideranças comunitárias e comunidade em geral.
“O estigma e a discriminação contra pessoas vivendo com HIV representam uma violação dos direitos humanos, perpetuando barreiras que comprometem o acesso ao cuidado integral. Esse preconceito gera sofrimento emocional profundo e reforça narrativas excludentes enraizadas na desinformação”, salienta Cleo Araújo, coordenadora da ONG Construindo Igualdade.
Mais informações sobre a Reunião Pública Viva Cazuza e o trabalho realizado pela ONG Construindo Igualdade são publicados no perfil @ongconstruindoigualdade no Instagram.
Serviço
:: O que: Reunião Pública Viva Cazuza: Enfrentamento ao Estigma e aos Preconceitos Relacionados ao HIV.
:: Quando: nesta quinta-feira (4), às 14h.
:: Onde: na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, na Câmara Municipal de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, 1323, Exposição).
:: Quanto: evento aberto à comunidade.
Sobre a ONG
A ONG Construindo Igualdade é uma entidade sem fins lucrativos de Caxias do Sul (RS) que iniciou suas atividades em 2003, a partir da necessidade de organização da comunidade LGBTQIA+. Dirigida por uma comissão de pessoas LGBTs, tem como missão combater qualquer tipo de discriminação e violação de direitos humanos em função da orientação sexual ou identidade de gênero, atuando para garantir o direito à cidadania plena e à livre expressão. Possui um histórico de atuação com pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres vítimas de violência doméstica e pessoas convivendo com HIV e AIDS, por meio de ações de assistência social, advocacia, educação, cultura e acolhimento.
