Ícone do site Dois Terços

Rafael Bolacha apresenta ‘Da Razão do Vermelho’ no Centro Cultural da Diversidade

(Foto: Divulgação)

Uma diagnóstico que trouxe uma angústia. Uma angústia que virou um blog. Um blog que motivou um grande projeto de vida e que deu origem ao espetáculo Da Razão do Vermelho. Este foi o início do projeto UMA VIDA POSITIVA, de autoria do autor, produtor, ator e bailarino Rafael Bolacha, que tem como objetivo discutir e divulgar questões relacionadas ao cotidiano das pessoas que vivem com HIV no Brasil. Seu espetáculo de dança está integrando o circuito municipal de cultura de São Paulo. Serão 4 apresentações gratuitas em espaços da cidade.

Os textos do blog Uma Vida Positiva, que ultrapassou os 100 mil acessos,  forneceram material e inspiração para o livro homônimo – que foi adotado pela Columbia University de Nova Iorque, como material de apoio para uso em sala de aula. Agora, o projeto ampliou a discussão dos desafios da vida dos soropositivos por meio de outros segmentos artísticos. Em cerca de 40 minutos, a apresentação discute as escolhas de vida feitas a partir do diagnóstico do HIV. Aceitação de limites, de sua própria condição de doente crônico, a aceitação do outro e a visão da sociedade com todas as suas regras; adaptar-se, expor-se ou esconder-se, são algumas das questões levantadas sobre o tema. Neste formato, o corpo é quem fala sobre os seus anseios e cicatrizes. Três bailarinos/ intérpretes encaram o desafio de transformar as palavras em movimento. Os artistas em cena em alguns momentos buscam o íntimo e pessoal e, em outros, levam a sua vivência para um contexto social. Palavras, sons e silêncios dão ritmo a este espetáculo que mistura muita informação e sensibilidade.

O cenário foi desenvolvido pelo coreógrafo Edson Fernandes, que também é artista plástico. Poucos objetos e alguns microfones suspensos simbolizam a comunicação, a palavra,  e o ato de exteriorizar o que se passa na consciência desta sociedade atual. A música é concebida para quinteto de cordas e percussão e acompanha o discurso reflexivo da coreografia criada especialmente por Victor Astorga para o projeto.

O espetáculo teve sua estreia pelo SESC SP – Unidade Ribeirão Preto e, desde então, teve uma linda trajetória com apresentações em SESCs, Universidades como FASE de Petrópolis e Columbia University em Nova Iorque. Passou por festivais e mostras como  “Plural Festival” em Araçatuba e “Mostra Diversa” do Teatro Sérgio Cardoso. Realizou circulação pelo Circuito Cultural Paulista em cidades do estado e curta temporada no teatro do Parque das Ruínas no Rio de Janeiro.

A ação ainda contará com a exibição do curta DIA 1 e um bate-papo com Bolacha.

SERVIÇO:

Da Razão do Vermelho

JULHO

CCD – Centro Cultural da Diversidade (Rua Lopes Neto , 206)

Sábado 09/07 – 20h

Domingo 10/07 – 19h

AGOSTO

Centro Cultural Olido (Avenida São João, 473)

Domingo 07/08 – 16h

CCD- Centro Cultural da Diversidade (Rua Lopes Neto, 206)

Sábado 13/08 – 20h

ENTRADA GRATUITA

Ficha Técnica “Da razão do vermelho”:

Idealizador: Rafael Bolacha

Coreografia: Edson Fernandes

Trilha Sonora: Victor Astorga

Iluminação: Rafael Petri

Elenco: Rafael Bolacha, Cintia Pimentel e Felipe Lwe

Stand-in: Maiara Roquetti

Técnico de Luz e Som: Jota Rafaelli

Produção: Bolacha Produções e Movicena Produções

Sobre o Projeto Uma Vida Positiva

Tudo começou com um blog simples, em tom confessional e anônimo que, devido à importância de sua temática e de seu papel social, ganhou destaque na mídia e inspirou uma série de outras ações. Segundo a jornalista Marília Gabriela, que recebeu e entrevistou Rafael em seu programa no SBT, “este depoimento é muito importante nos dias em que vivemos”. Rafael decidiu mobilizar suas habilidades como produtor cultural para iniciar uma série de projetos que discutem a soropositividade na sociedade brasileira, um tema ao mesmo tempo tão atual e, muitas vezes, pouco discutido. Fala-se ainda muito em prevenção, mas existe pouca informação voltada para o grande público sobre os desafios das pessoas vivendo com HIV e sobre a sua inserção na sociedade. Hoje, graças a todas as pesquisas e medicamentos é possível sim ter qualidade de vida. O corpo físico recebe um tratamento excelente mas os desafios psicológicos ainda são muitos, principalmente devido ao preconceito e à pouca informação.

Rafael Bolacha

Ator, bailarino e produtor. Autor do livro Uma Vida Positiva pela editora Cidade Viva. Idealizador do projeto “Uma Vida Positiva” onde aborda a temática do HIV/AIDS em diversos segmentos. Foi um dos apresentadores e produtores do Canal Online “Chá dos 5”. Integrou o elenco da Campanha “O Cartaz HIV Positivo”, “Deu Positivo, e Agora” e seu trabalho com o tema é reconhecido pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de DST/AIDS do município de São Paulo , Secretaria dos Direitos Humanos do município de São Paulo e CRT Santa Cruz – Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e Columbia University.

Sair da versão mobile