Rafael Bolacha apresenta ‘Da Razão do Vermelho’ no Centro Cultural da Diversidade
Uma diagnóstico que trouxe uma angústia. Uma angústia que virou um blog. Um blog que motivou um grande projeto de vida e que deu origem ao espetáculo Da Razão do Vermelho. Este foi o início do projeto UMA VIDA POSITIVA, de autoria do autor, produtor, ator e bailarino Rafael Bolacha, que tem como objetivo discutir e divulgar questões relacionadas ao cotidiano das pessoas que vivem com HIV no Brasil. Seu espetáculo de dança está integrando o circuito municipal de cultura de São Paulo. Serão 4 apresentações gratuitas em espaços da cidade.
Os textos do blog Uma Vida Positiva, que ultrapassou os 100 mil acessos, forneceram material e inspiração para o livro homônimo – que foi adotado pela Columbia University de Nova Iorque, como material de apoio para uso em sala de aula. Agora, o projeto ampliou a discussão dos desafios da vida dos soropositivos por meio de outros segmentos artísticos. Em cerca de 40 minutos, a apresentação discute as escolhas de vida feitas a partir do diagnóstico do HIV. Aceitação de limites, de sua própria condição de doente crônico, a aceitação do outro e a visão da sociedade com todas as suas regras; adaptar-se, expor-se ou esconder-se, são algumas das questões levantadas sobre o tema. Neste formato, o corpo é quem fala sobre os seus anseios e cicatrizes. Três bailarinos/ intérpretes encaram o desafio de transformar as palavras em movimento. Os artistas em cena em alguns momentos buscam o íntimo e pessoal e, em outros, levam a sua vivência para um contexto social. Palavras, sons e silêncios dão ritmo a este espetáculo que mistura muita informação e sensibilidade.
O cenário foi desenvolvido pelo coreógrafo Edson Fernandes, que também é artista plástico. Poucos objetos e alguns microfones suspensos simbolizam a comunicação, a palavra, e o ato de exteriorizar o que se passa na consciência desta sociedade atual. A música é concebida para quinteto de cordas e percussão e acompanha o discurso reflexivo da coreografia criada especialmente por Victor Astorga para o projeto.
O espetáculo teve sua estreia pelo SESC SP – Unidade Ribeirão Preto e, desde então, teve uma linda trajetória com apresentações em SESCs, Universidades como FASE de Petrópolis e Columbia University em Nova Iorque. Passou por festivais e mostras como “Plural Festival” em Araçatuba e “Mostra Diversa” do Teatro Sérgio Cardoso. Realizou circulação pelo Circuito Cultural Paulista em cidades do estado e curta temporada no teatro do Parque das Ruínas no Rio de Janeiro.
A ação ainda contará com a exibição do curta DIA 1 e um bate-papo com Bolacha.
SERVIÇO:
Da Razão do Vermelho
JULHO
CCD – Centro Cultural da Diversidade (Rua Lopes Neto , 206)
Sábado 09/07 – 20h
Domingo 10/07 – 19h
AGOSTO
Centro Cultural Olido (Avenida São João, 473)
Domingo 07/08 – 16h
CCD- Centro Cultural da Diversidade (Rua Lopes Neto, 206)
Sábado 13/08 – 20h
ENTRADA GRATUITA
Ficha Técnica “Da razão do vermelho”:
Idealizador: Rafael Bolacha
Coreografia: Edson Fernandes
Trilha Sonora: Victor Astorga
Iluminação: Rafael Petri
Elenco: Rafael Bolacha, Cintia Pimentel e Felipe Lwe
Stand-in: Maiara Roquetti
Técnico de Luz e Som: Jota Rafaelli
Produção: Bolacha Produções e Movicena Produções
Sobre o Projeto Uma Vida Positiva
Tudo começou com um blog simples, em tom confessional e anônimo que, devido à importância de sua temática e de seu papel social, ganhou destaque na mídia e inspirou uma série de outras ações. Segundo a jornalista Marília Gabriela, que recebeu e entrevistou Rafael em seu programa no SBT, “este depoimento é muito importante nos dias em que vivemos”. Rafael decidiu mobilizar suas habilidades como produtor cultural para iniciar uma série de projetos que discutem a soropositividade na sociedade brasileira, um tema ao mesmo tempo tão atual e, muitas vezes, pouco discutido. Fala-se ainda muito em prevenção, mas existe pouca informação voltada para o grande público sobre os desafios das pessoas vivendo com HIV e sobre a sua inserção na sociedade. Hoje, graças a todas as pesquisas e medicamentos é possível sim ter qualidade de vida. O corpo físico recebe um tratamento excelente mas os desafios psicológicos ainda são muitos, principalmente devido ao preconceito e à pouca informação.
Rafael Bolacha
Ator, bailarino e produtor. Autor do livro Uma Vida Positiva pela editora Cidade Viva. Idealizador do projeto “Uma Vida Positiva” onde aborda a temática do HIV/AIDS em diversos segmentos. Foi um dos apresentadores e produtores do Canal Online “Chá dos 5”. Integrou o elenco da Campanha “O Cartaz HIV Positivo”, “Deu Positivo, e Agora” e seu trabalho com o tema é reconhecido pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de DST/AIDS do município de São Paulo , Secretaria dos Direitos Humanos do município de São Paulo e CRT Santa Cruz – Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e Columbia University.