Protesto e eleição de delegados marcaram fim da 2ª Conferência Municipal LGBT+
A 2ª Conferência Municipal de Políticas e Promoção da Cidadania LGBTQIAPN+ de Salvador não foi apenas um evento, mas um palco de intensos debates e um desfecho que ecoou a urgência das reivindicações da comunidade. Iniciada na quinta-feira (22), a Conferência, que teve sua duração controversamente reduzida pela Prefeitura de Salvador, de três para dois dias, encerrou-se na sexta-feira (23) em meio a protestos marcantes.
A tensão atingiu o auge após as apresentações dos eixos temáticos, com a saída da intérprete de Libras, após cumprimento de sua carga horária, e sua presença era crucial para a participação de uma pessoa surda que estava presente no evento, e essa atitude gerou uma onda de indignação. A manifestação corajosa da companheira da participante, contra a falta de acessibilidade, paralisou o evento. Foi proposta uma moção de repúdio contra Isaura Genoveva, Secretária Municipal de Reparação de Salvador (Semur), evidenciando a falha gritante na inclusão.
Com o tema “Construindo a Política Municipal dos Direitos das Pessoas LGBT”, este encontro histórico, coordenado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas LGBT+ em parceria com a Semur, reuniu militantes e autoridades no Hotel Fiesta, no Itaigara. Após mais de uma década da última realização, a Conferência reafirmou-se como um farol na luta por direitos da comunidade LGBTQIAPN+ em Salvador.
Um dos pilares do evento foi a profunda discussão sobre o Marco Regulatório da Política de Promoção da Cidadania LGBTQIAPN+ e o Documento Orientador das Conferências LGBTQIAPN+ da Bahia, organizados em eixos temáticos essenciais: Eixo I: Enfrentamento à Violência LGBTQIAPN+; Eixo II: Trabalho Digno e Geração de Renda para a População LGBTQIAPN+; Eixo III: Políticas Públicas de Interseccionalidade e Cidadania LGBTQIAPN+ e Eixo IV: Institucionalização da Política Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+
Após resolvidos os impasses referente às questões de acessibilidade, a programação teve continuidade e os delegados foram eleitos.
