Projeto Comunidades Criativas lança reflexão sobre Diversidade e Inclusão através do grafite
Começa nesta quinta-feira, 02, o projeto Comunidades Criativas, uma iniciativa que coloca em pauta algumas reflexões sobre Diversidade e Inclusão por meio da arte do grafite, dentro das comunidades que fazem parte do entorno das estações de metrô. O projeto, produzido pela Horizonte Educação e Comunicação, e patrocinado pelo Instituto CCR em área de atuação da CCR Metrô Bahia, vai incentivar jovens das comunidades de Santo Inácio e Bairro da Paz a participarem das discussões sobre o tema.
Para conhecer mais do projeto, os jovens da comunidade Santo Inácio participam de uma oficina presencial nesta quinta (02) no auditório do Pátio Pirajá (sede da CCR Metrô Bahia) e na sexta (03) o trabalho será com os jovens do Programa Avançar, dentro do Bairro da Paz. Durante este encontro, os participantes já poderão pensar nas artes que serão pintadas nas comunidades ao final do projeto, previsto para acontecer no final do mês.
“A CCR Metrô Bahia abraça o projeto Comunidades Criativas como uma oportunidade de fomentar a inclusão. Apoiar a arte urbana ajuda a quebrar o estigma da marginalização sobre este tema e abre caminhos para uma experiência didática que estimula a reflexão e o pertencimento”, ressalta Julio Freitas, superintendente da CCR Metrô Bahia.
Uma banca avaliadora irá selecionar as melhores ilustrações e envia para votação popular. Com mentoria da grafiteira Isabela Pita (@pitaisaa), as artes mais votadas serão pintadas pelos próprios participantes do projeto em suas comunidades.
Sobre o Instituto CCR
Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente. E o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs, somando 49 mil beneficiados em 2022. Seu foco são iniciativas em cultura, educação, esporte e saúde, com R$ 49 milhões aplicados ao longo do ano passado. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.