Ícone do site Dois Terços

Procura-se Bixas Pretas’, com Paulilo, Cleidson e Vagner Jesus, estreia em Salvador

Foto: Divulgação

“Procura-se Bixas Pretas”, curta-metragem dirigido pelo diretor soteropolitano Vinícius Eliziário, autor do filme Rebento, de 2019, exibido na Competitiva Nacional do Panorama Internacional Coisa de Cinema e premiado como Melhor Roteiro na II MIMB – Mostra de Cinemas Negros Mohamed Bamba, estreia no espaço no dia 3 de junho, às 18h na Sala Walter da Silveira. A Sessão de Abertura da noite contará com com os filmes Pele Suja Minha Carne, de Bruno Ribeiro (RJ); Meninos Rimam, de Lucas Banzai (SP); Looping de Maick Haander (RJ) e com o anúncio das protagonistas do curta ‘Tigrezza’.

O filme de estreia da noite, “Procura-se Bixas Pretas” acontece durante um teste de elenco incomum para o curta-metragem “Tigrezza”. Na obra, concorrentes  a protagonistas realizam um monólogo que relaciona a ficção dos personagens e as vivências reais dos atores, que se confundem e aparecem na tela.  Eliziário conta que se inspirou no longa-metragem “Jogo de Cena”, de Eduardo Coutinho, onde o diretor buscou por pessoas anônimas interessadas em contar alguma história de suas vidas e atrizes profissionais reimaginam e interpretam essas entrevistas.

“O diferencial em Procura-se Bixas Pretas é que o dispositivo aqui é um espelho d’água. Quando as bixas olham pra história, se enxergam nelas. Histórias que vivem ou já viveram. Tornando o filme uma experimentação entre a representação e o real”, diz Eliziário, que é diretor de mais 3 filmes. Seu último, “Rebento”, circulou em mais de 50 festivais de cinema pelo Brasil, além de conquistar cerca de 20 premiações, entre elas o de Melhor Filme no Festival de Cinema de Vitória e Melhor Direção no Cine Jardim – Festival de Cinema Latinoamericano de Belo Jardim. Procura-se Bixas Pretas também já estreia premiado: no Festival Perifericu, de São Paulo, trouxe para a Bahia os prêmios de Destaque de Curta-Metragem Júri Popular, Destaque de Roteiro e Prêmio Aquisição SPCINE.

Foto: Divulgação

O filme traz para o centro do debate as questões relacionadas ao preterimento afetivo de pessoas LGBTQIA+ pretas, e de identidades e expectativas de performances sociais. “O audiovisual brasileiro, ao trabalhar pessoas LGBTQIA+, principalmente LGBTQIA+ pretas, partem para dois caminhos. O comédia galhofa, onde somos o alívio cômico das obras. A bixa engraçada. Ou o da tragédia, onde nós sofremos e morremos das nossas tragédias diárias. A bixa que morre”, comenta. ‘Procura-se’ convoca para avançar por outras histórias, outras possibilidades de interpretação e representação, e sobretudo, nos humanizando. No filme vemos figuras do entretenimento soteropolitano, como Cleidson Baby, Nola Criola e Paulilo, trazendo em suas interpretações, nuances e camadas diferentes das encontradas em suas redes sociais. O elenco conta também com Fernando Alves, Pietá Cuture, Vittor Ádel, Vagner Jesus, Caique Copque e Lunna Montty.

No dia 4, haverá duas sessões, 15h e 16h, reprisando os filmes da sessão de abertura e ‘Procura-se Bixas Pretas’.

Financiamento coletivo

A estreia do filme também marcará o início da campanha de financiamento coletivo do curta “Tigrezza”, uma dramédia romântica protagonizada por duas bixas pretas. As contribuições arrecadadas com os ingressos irão direto para a realização do filme.

Performática e eclética, Tigrezza, fã de Calcinha Preta e Maria Bethânia, vive a magnitude de ser afeminada, porém, vê sua vida amorosa e sexual afetada toda vez que abre o Grindr. Danrley, que apesar de ser desejado por performar ‘masculinidade’ que custa em manter, questiona o porquê continua tendo contato com pessoas que só lhe vêem como um ‘macho’ do qual se questiona se é e queria ser.

O crowdfunding, que está disponível na Benfeitoria, tem três metas.

Na meta ‘Luz, Camêra e Show’, de 27 mil reais, dá conta de pagar encargos básicos para fazer o filme acontecer, como alimentação, transporte, demandas de direção de arte e produção, além de pagar simbolicamente as pessoas convidadas.

Na meta ‘Mais Brilho’, de 35 mil reais, poderemos investir mais em aluguel de maquinaria, luz e equipamentos de fotografia e no figurino das cenas dos espetáculos.

Na meta ‘Tigrezza de Milhões’, de 50 mil reais, dará, além de pagar melhor toda a equipe envolvida, e dar uma turbinada em todos os setores do filme, nos fará trabalhar com segurança financeira e ter uma reserva para inscrever em festivais internacionais, como Sundance, Cannes e Berlinale.

 “O filme será um romance daqueles clichêzões. porque a gente merece e precisa ver bixa preta se amando no cinema, uma pista da história está nos diálogos de ‘Procura-se’. afirma Eliziário.  “É um filme que reflete sobre nossas relações afetivas, questionar lugares de desejo, nossos padrões e expectativas de performance, enquanto constrói uma relação de amor e autoconhecimento”, completa.

SERVIÇO:

Lançamento de ‘Procura-se Bixas Pretas’

Local: Sala Walter da Silveira, Barris.

Data: 03/06
Abertura da Sala: 17h30
Início da Sessão: 18h

Contribuições: Lote 1: 5 e 10 reais. Lote 2: 10 e 15 reais.
Ingressos do lançamento:  https://www.sympla.com.br/lancamento-do-curta-metragem-procura-se-bixas-pretas__1587732
Ingressos da reprise: https://www.sympla.com.br/reprise-do-lancamento-do-curta-metragem-procura-se-bixas-pretas__1587733

Sair da versão mobile