O MUNCAB (Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira) lança o MUNCAB Lab EAD (muncab.eadplataforma.app), uma plataforma gratuita de qualificação técnica voltada para a formação de empreendedores culturais e artísticos. Idealizada em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) da Bahia, por meio do edital Jovens Empreendedores, o projeto busca impulsionar o protagonismo negro no setor cultural e fomentar o empreendedorismo local, consolidando a Bahia como um dos principais polos de economia criativa do país.
A plataforma oferece uma combinação robusta de cursos online, ministrados por especialistas consolidados no empreendedorismo cultural. “Salvador respira criatividade. Temos artistas independentes criando diariamente nas periferias, buscando tirar suas ideias do papel e expandir para o público, mas muitos não sabem como começar ou acessar mecanismos de fomento. O MUNCAB Lab EAD surge como essa rede de apoio, que vai profissionalizar e ampliar o alcance de talentos locais”, destaca Jamile Coelho, diretora-artística do museu.
O MUNCAB Lab EAD está disponível com três cursos intensivos de verão, que respondem às dúvidas mais recorrentes recebidas pelo museu: Formalização de Empreendimentos Criativos; Gestão de Empreendimentos e Projetos Criativos; e Financiamento de Empreendimentos Criativos. O conteúdo foi desenvolvido exclusivamente para a plataforma, com apoio da Setre. A matrícula e o acesso aos cursos são feitos pelo endereço muncab.eadplataforma.app.
Confira o conteúdo programático dos três cursos intensivos de verão do MUNCAB Lab EAD:
Formalização de Empreendimentos Criativos
Carga horária: 15h online
Conteúdo: Identidade profissional e propósito; Oportunidades e desafios no setor da economia criativa; e Passos para a formalização de empreendimentos culturais e do 3º setor.
Facilitador: Júlio César
Sobre o facilitador: Júlio César é consultor especializado em economia criativa, captação de recursos e gestão de empreendimentos culturais. Com 25 anos de experiência, atuou em projetos do Sebrae e da Fundação Gregório de Mattos, desenvolvendo estratégias para o fortalecimento de afroempreendimentos no campo cultural.
Gestão de Empreendimentos e Projetos Criativos
Carga horária: 10h online
Conteúdo: Gestão e monitoramento de projetos criativos; Economia da cultura, economia criativa e empreendedorismo cultural; e Prática de captação de recursos com foco nos editais da Lei Paulo Gustavo.
Facilitadora: Saliha Rachid
Sobre a facilitadora: Saliha Rachid é produtora cultural e educadora com mais de 18 anos de experiência em políticas culturais e empreendedorismo social. Especialista em Gestão Cultural, atuou em projetos de impacto no Recôncavo Baiano e na Região Metropolitana de Salvador.
Financiamento de Empreendimentos Criativos
Carga horária: 15h online
Conteúdo: Editais e leis de incentivo; Captação de recursos na prática; e Avaliação de projetos e prestação de contas.
Facilitador: Aléxis Gois
Sobre o facilitador: Aléxis Góis é jornalista, documentarista, escritor e produtor com 25 anos de experiência na economia criativa. Especialista em gestão cultural, é sócio-diretor da Cambuí Produções (BA) e da Umbu.TV (SP), além de consultor em elaboração de projetos e captação de recursos. É associado à ABCR e atua junto a agentes culturais, empresas e instituições públicas.
SERVIÇO:
Plataforma de capacitação gratuita MUNCAB Lab EAD
Cursos disponíveis: Formalização de Empreendimentos Criativos; Gestão de Empreendimentos e Projetos Criativos; e Financiamento de Empreendimentos criativo
Acesso: muncab.eadplataforma.app
Inscrições gratuitas
Informações: museuafrobrasileiro.com.br