Ícone do site Dois Terços

Photo Expedição com destino à Irmandade da Boa Morte, Cachoeira, Bahia

Foto: Marcelo Reis


13 e 14 de agosto de 2023, saída de Salvador [Barris] as 14h.
A Irmandade é composta por mulheres negras idosas e é considerada uma das primeiras irmandades exclusivamente femininas do Brasil.
Estima-se que ela tenha sido fundada por volta de 1820. Ela exerce, desde a época de uma sociedade ainda escravocrata, o papel de um ambiente de resistência e amor ao povo negro. Na Irmandade, as mulheres professavam a religião dominante ao mesmo tempo em que cultuavam e celebravam suas crenças ancestrais.
As celebrações são caracterizadas por atos litúrgicos com banquetes, muita música e símbolos africanos.
No dia 13 de agosto é celebrada uma missa para as irmãs que já faleceram. Começa o translado do corpo de Nossa Senhora da Boa Morte da Capela de Nossa Senhora D’Ajuda em procissão pelas ruas de Cachoeira. Elas vão vestidas de branco, em referência a uma boa morte na crença afro-brasileira.
Já dia 14 de agosto, é realizada a missa de corpo presente de Nossa Senhora na Capela de Nossa Senhora da Boa Morte, e então, a procissão do enterro da Nossa Senhora da Boa Morte pelas principais ruas de Cachoeira.
Retorno as 23h.
Van executiva, 15 lugares.
R$ 150,00 cada dia:13.08 – domingo; dia 14.08, segunda-feira, [pagos via PIX].
Aos que participares dos dois dias, terá direito a uma Leitura crítica do trabalho produzido com Marcelo Reis, para elaboração de um Portfólio de 20 imagens.

Sair da versão mobile