Com o objetivo de avaliar a equidade e a inclusão de pessoas LGBTQIA+ nos ambientes de trabalho no Brasil, Human Rights Campaign (HRC) Foundation, em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum LGBTI+, lançou a terceira edição da pesquisa “HRC Equidade BR – Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIAP+ Trabalharem”. Neste ano, o levantamento contou com a participação de 124 empresas, das quais 79 foram reconhecidas com o certificado de “Melhores Empresas Para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem”.
Em comparação com a última edição (2023), é possível mensurar um aumento de 39% das empresas que obtiveram a certificação e um aumento de 36% das organizações participantes. Além disso, 39%das empresas certificadas possuem uma Política de Transição de Gênero em vigor para pessoas transgênero e 96% afirmaram que oferecem aos seus funcionários transexuais cobertura de cuidados de saúde igual aos colaboradores cisgêneros.
Neste terceiro levantamento foi possível mensurar que, 94% das empresas participantes afirmaram implementar políticas de não discriminação que incluem explicitamente a citação à orientação sexual. E para 67% das empresas certificadas indicam que possuem processos e políticas estruturados em torno do incentivo a fornecedores diversos. Além disso, 88%das empresas participantes assumiram pelo menos um compromisso público de promover ou compartilhar iniciativas LGBTQIA+.
“Esta terceira edição nos surpreendeu com os resultados da pesquisa e quantas empresas estiveram empenhadas em compartilhar seus avanços e dificuldades nas implementações de políticas de diversidade e inclusão. Ficamos extremamente felizes e esperançosos que a cada ano mais e mais organizações trabalham para que as ações passem do mês de junho e virem políticas internas sérias e com disposição de tornar o mercado de trabalho com mais equidade”, afirma João Torres, presidente-executivo do Instituto Mais Diversidade.
Em 96 das 124 empresas empregam mais de 500 funcionários e esse número representa 77% de todas as empresas participantes. Sobre as empresas certificadas, 82% empregam mais de 500 funcionários diretamente. O estado de São Paulo, representou 85% das sedes das empresas, seguido do Rio de Janeiro, com 7%. Essas informações demonstram o quanto as empresas respondentes continuam sendo sediadas majoritariamente na região Sudeste, com maior presença no eixo Rio-São Paulo.
O HRCF lançou pela primeira vez os programas Equidad/e em 2016 com Equidad MX em parceria com ADIL Diversidad e Inclusión Laboral. Com base no sucesso do Equidad MX, a HRCF formou uma parceria com a Fundación Iguales e a Pride Connection Chile, lançando o primeiro HRC Equidad CL em 2018. Houve um crescimento exponencial com ambos os programas, levando a parcerias estabelecidas no Brasil e na Argentina. Em 2022, tanto o Brasil – em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ – quanto a Argentina, em parceria com o Instituto de Políticas Públicas LGBTI+ de Argentina, lançaram suas campanhas de certificação (Equidade BR e Equidad AR).
Conheça as 79 organizações (em ordem alfabética) que foram certificadas na Pesquisa HRC Equidade BR “Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem”. Neste link, você verá o relatório completo da pesquisa, com detalhes da metodologia aplicada: Link
Accenture
ALCOA
AMAZON BRASIL
Andrade Maia Advogados
Arcos Dorados
Assaí Atacadista
Atento
Avery Dennison
BAIN & COMPANY
Banco J.P. Morgan
Banco PAN
Bank of America
BASF
BAT Brasil
Bayer
BCG
BD
Belgo Arames
BETC HAVAS
BMS
Bruning Tecnometal
C6 Bank
CAPGEMINI BRASIL
Cognizant
Colgate-Palmolive LTDA
Corteva Agriscience
Cummins
Dell Technologies
Dow
DP6
Edelman
ERM Brasil
EY
Flex
Ford
GE VERNOVA
Gerdau
GPA
Grupo L’Oréal no Brasil
Hotelaria Accor
Intel
Itaú Unibanco
Kearney
KPMG
Lexmark
Livelo
Localiza&Co
Marsh McLennan
Mattel
McKinsey & Company Brasil
Medtronic
MetLife
Mondelez
MSD
Nissan do Brasil
NOVO NORDISK PRODUÇÃO FARMACÊUTICA DO BRASIL
Oracle
Philip Morris Brasil
PwC Brasil
Raia Drogasil
Reckitt
Renaissance São Paulo Hotel
SAP
SBIBAE
Schneider Electric
SKY
Symrise
TE Connectivity Brasil
Ternium Brasil
Thomson Reuters
Thoughtworks Brasil
TIM Brasil
TozziniFreire Advogados
TRENCH ROSSI WATANABE
Uber Brasil
Vale
Veirano Advogados
Volkswagen
Wabtec
Sobre a Feira DiverS/A
Desde 2015, a Feira DiverS/A consolidou-se como o principal evento de conexão e articulação de oportunidades entre estudantes e profissionais lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexuais (e de todas as identidades e expressões de gênero e orientações sexuais) e as empresas que desejam times mais diversos. Conhecida anteriormente como “Reaching Out Brasil”, esta será a 10ª edição no país e segue com o apoio da organização norte-americana.
Sobre o Instituto +Diversidade
O Instituto +Diversidade é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2020. A organização concentra seus esforços para estabelecer parcerias multissetoriais com o objetivo de ampliar a oferta de trabalho digno e oportunidades de geração de renda para a população LGBTQIA+, considerando essa uma porta para acesso a melhores oportunidades educacionais, cuidados de saúde adequados e uma sensação geral de dignidade e realização pessoal.