Ícone do site Dois Terços

Pandemia é cenário de filme queer ganhador do XVIII Panorama Coisa de Cinema

“Três Tigres Tristes”, de Gustavo Vinagre, foi o longa-metragem premiado na Competitiva Nacional do XVIII Panorama Internacional Coisa de Cinema, que anunciou os filmes vencedores na noite de ontem (09/11), no Cine Metha-Glauber Rocha. A obra ficcional teve suas gravações suspensas por conta da pandemia de covid-19 e, quase um ano depois, acabou trazendo o cenário pandêmico para o seu roteiro.

A trama em torno de três jovens queer vagando por uma São Paulo “sangrando pela pandemia e pelo capitalismo desenfreado” também foi contemplada com o prêmio Amaav (Associação de Maquiadores e Assistentes de Audiovisual), pelo trabalho de caracterização assinado por Ebony, e recebeu menção honrosa do Júri APC (Associação de Produtores e Cineastas).

Na Competitiva Baiana, “Alan”, dos irmãos Daniel e Diego Lisboa, foi o longa premiado pelos júris Oficial e Jovem. “Garotos Ingleses”, de Marcus Curvelo, foi o curta-metragem baiano escolhido pelo Júri Oficial, enquanto o júri formado por participantes da Oficina de Crítica contemplou “Procura-se bixas pretas”, de Vinicius Eliziário.

Integrante da Competitiva Nacional, “Mato Seco em Chamas”, Adirley Queirós e Joana Pimenta, foi o melhor longa para os júris Jovem, APC e Cachoeira. Além disso, o trabalho de direção de arte assinado por Denise Vieira no longa-metragem foi contemplado pelo Júri Brada.

.

Os escolhidos pelo Júri Oficial nas competitivas Baiana e Nacional receberão prêmios em serviços da Edina Fujii-Ciario, Mistika, Griot, Quanta Bahia e Marcelo Benedicts.

Uma realização da produtora Coisa de Cinema, o Panorama aconteceu entre os dias 3 e 9, em Salvador e Cachoeira. O festival teve apoio financeiro do Instituto Flávia Abubakir e do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Confira todos os filmes premiados:

JÚRI OFICIAL

Competitiva Nacional

Competitiva Baiana

Competitiva Internacional

JÚRI JOVEM

Competitiva Nacional

Competitiva Baiana

JÚRI CACHOEIRA

Competitiva Nacional

JÚRI INDIE LISBOA (os escolhidos serão exibidos no festival em 2023)

JÚRI APC

Competitiva Nacional

Competitiva Baiana

Mesa Posta, de Thaís Bandeira

JÚRI BRADA DE DIREÇÃO DE ARTE

Competitiva Nacional

Competitiva Baiana

JÚRI AMAAV DE CARACTERIZAÇÃO

Sair da versão mobile