No Circuito

Obra premiada da artesã Mônica Vieira representou a Bahia na 1ª Mostra do Artesanato Brasileiro

Redação,
09/05/2024 | 22h05
Foto: Agência Dudes

Com a premiada obra Ogum, a artesã baiana Mônica Vieira representou com sucesso o Artesanato da Bahia na 1ª Mostra do Artesanato Brasileiro- Além das Fronteiras, realizada no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. A participação da artesã se deu através do convite do próprio Itamaraty, reconhecendo a importância do seu trabalho no cenário do artesanato no país. Muito admirada, a peça Ogum foi contemplada na Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte, em 2022.

A Mostra teve como objetivo apresentar o Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, as Embaixadas e promover aproximação para que seja debatido a internacionalização do trabalho de artesãs e artesãos brasileiros.

Esta participação do Artesanato da Bahia está dentro das propostas do Programa de Qualificação do Artesanato Baiano, que prevê, entre outras ações e objetivos, a apresentação de programas de inovação e inserção da produção baiana no mercado exterior. Um trabalho realizado pela Coordenação de Fomento ao Artesanato – CFA, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, em parceria com a Associação Fábrica Cultural.

A partir de 2001, a artesã passou a criar os seus famosos orixás e outras criações cheias de detalhes, através da técnica da modelagem das folhas de diversos metais. A técnica foi apresentada pelo seu marido, o artesão Alessandro Teixeira, que faz parte de uma família com tradição na criação de pencas de balangandãs e outras peças em metal.

O trabalho de Mônica Vieira tem reconhecimento nacional, com suas obras premiadas duas vezes no Salão de Arte Popular Religiosa da Fenearte – Feira Nacional de Negócios do Artesanato (2019 e 2022), a maior feira de artesanato da América Latina.

A realização da 1ª Mostra do Artesanato Brasileiro – Além das Fronteiras é resultado da parceria entre a Assessoria Especial de Assuntos Internacionais e o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte – MEMP. O evento inicia na sua primeira edição uma aproximação do programa do Artesanato Brasileiro e as Embaixadas, no sentido de debater a sua internacionalização.