O Mês do Orgulho LGBTQIA+ e o ‘pink money’
O mês de junho chegou e as redes sociais ganharam um colorido especial com as manifestações da militância para celebrar a Revolta de Stonewall, marco histórico do movimento LGBTQIA+ no mundo.
Além dessas importantes manifestações, também são realizadas ações de diversas empresas que apenas no mês de junho descobrem que os LGBTQIA+ existem e que podem consumir seus produtos. Por ocasião da data, muitas marcas demonstram apoiar a diversidade em suas campanhas publicitárias, mas nos outros dias do ano não lembram da nossa existência, não nos contratam, não apoiam nossos projetos nem em outras situações, mas nós sabemos que elas não passarão.
Também somos conhecedores de todas as empresas que estão conosco todos os dias do ano com ações, posicionamento e coragem de encarar a LGBTfobia ao nosso lado, sem falar na criação de comitês com pessoas LGBTQIA+ para entender as necessidades da comunidade. E é dessas empresas que temos que lembrar hoje e todas as vezes que tivermos necessidade de comprar algo, pois assim fortalecermos essas marcas que respeitam e sabem que existimos.
A celebração do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é fundamental para fortalecer as nossas lutas e dizer àqueles caçadores do pink money que vamos além do arco-íris e sabemos quem são as empresas que apoiam a causa.
Já que é tempo de celebrar, vamos homenagear essas empresas parceiras sem moderação e sem medo de dizer que estamos juntos nessa luta.
*Genilson Coutinho é ativista LGBTQIA+ e editor-chefe do Dois Terços.